Após mais de quatro anos de espera, a Apple apresentou finalmente a segunda geração da sua popular AirTag. Com efeito, a nova AirTag mantém o design familiar arredondado, mas traz melhorias significativas que prometem elevar a experiência de rastreamento a outro nível.


Se não é algo com o qual estejas familiarizado, a AirTag é um pequeno dispositivo com o tamanho de uma moeda que podes colocar em objetos que não queres perder – pode ser uma mochila, carteira, ou até no teu gato/cão. Podes até deixar uma no porta-luvas do carro para não pensares muito depois de uma tarde no shopping.

A nova AirTag passa a integrar o processador Ultra Wideband de segunda geração, o mesmo utilizado nos modelos mais recentes de iPhone e Apple Watch. Graças a esta tecnologia, a funcionalidade de Localização Precisa consegue agora orientar o utilizador a partir de uma distância até 50% superior à da geração anterior, recorrendo a indicações visuais, sonoras e táteis. Pela primeira vez, esta experiência estende‑se também ao Apple Watch (como o Series 9 ou Ultra 2), permitindo localizar uma AirTag diretamente a partir do pulso.
Ora a AirTag já era excelente a executar todas as tarefas que acima mencionei e agora acaba de ficar ainda melhor e mais precisa. E que novidades a Apple traz nesta segunda geração?

Principais novidades da (nova) AirTag
- Processador de banda ultralarga de nova geração, com alcance 50% mais preciso que o modelo anterior.
- Altifalante interno redesenhado, que emite um som consideravelmente mais alto (50% mais potente). Na prática, isto facilita a identificação de objetos perdidos em ambientes domésticos ou em locais mais ruidosos, como malas de viagem ou mochilas.
- Funcionalidade "Partilhar Localização", de um item ganha também maior relevância, permitindo que os utilizadores partilhem temporariamente a localização de uma AirTag com terceiros de confiança, como companhias aéreas, para facilitar a recuperação de bagagem extraviada.

A nova AirTag de segunda geração chega ao mercado a partir de 35€ e está já disponível para encomenda única ou em pack de 4 no site da Apple - por 119€. Assim, há agora uma nova geração deste pequeno produto que, de acordo com a Apple, trata-se de uma pequena ajuda que já permitiu melhorar o dia a dia de mais de mil milhões de pessoas.