Apple e Microsoft estarão alegadamente a trabalhar na disponibilização da app Apple TV nas consolas Xbox. Quem avança com a novidade é o site Windows Central, que relata que os testes já arrancaram junto dos Xbox Insiders.

Os relatos surgem numa altura em que ambas as empresas estão em conflito por causa do bloqueio efetivo por parte da marca da Maçã relativamente ao serviço de streaming de jogos do Xbox Game Pass, que a marca de Redmond quereria lançar sem restrições na App Store.

Mesmo no meio de uma "tempestade", é bom ver que independentemente disto as empresas conseguem colocar os conflitos de parte e colaborar de forma afincada na disponibilização de novidades para os utilizadores de tecnologia.

Isto era algo que não fazia parte da política da Apple, disponibilizar os seus serviços em outras plataformas, coisa que começou a mudar no início do ano passado. A grande mudança começou com a disponibilização da app Apple TV que inclui o catalógo de filmes do iTunes e agora mais recentemente o Apple TV+, disponível numa panóplia de Smart TVs de outras marcas e TV Sticks.

Também o Apple Music é um bom exemplo da estreita colaboração da Apple com outras empresas de Tecnologia, uma vez que está disponível no Android e ainda no PC, através da app do iTunes.

Note-se que o suporte ao HomeKit e o AirPlay também tem sido expandido a vários novos dispositivos de outras marcas.

Quanto ao possível lançamento da Apple TV na Xbox é bastante provável vermos ocorrer em conjunto com as novas consolas Series X e S a 10 de novembro. Ainda não está claro se consolas mais antigas como a Xbox One farão parte dos modelos que receberão a app.