São ainda passos ténues, contudo a app Mapas vai melhorando progressivamente e conforme prometido pela Apple as evoluções começam a sentir-se na Europa.

O objetivo da Apple é fazer a melhor aplicação de mapas do mundo, mas para isso tem um caminho árduo pela frente, principalmente porque já existem outras no mercado bastante enraizadas e qualitativamente muitos furos acima, como é o caso por exemplo do Google Maps.

Essa evolução parte dos Estados Unidos e restante América do Norte, onde o detalhe dos mapas é já assinalável e começa aos poucos a abranger a Europa.

Prova disso nos últimos dias diversos utilizadores, via Twitter, confirmaram que detetaram na app Mapas a rede de transportes da área da Grande Lisboa. Deste modo, estão mapeados os meios ferroviários (comboio, metro e elétrico), os transportes fluviais e a rede de autocarros. Carregando no ícone das respetivas estações ou paragens tens acesso a todas as ligações possíveis a partir daí.

Pormenor interessante que estão também assinaladas todas as portas de entrada das estações, inclusivamente os elevadores, habitualmente usado para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

Para poderes ver a rede de transportes disponível, abre a app Mapas, localiza Lisboa e no canto superior direito carrega no “i”. Depois basta selecionar o separador Transportes.

Não terá havido oficialmente nenhuma comunicação da Apple, o que leva a crer que estará ainda em fase de testes. Aguarda-se agora a expansão a outras cidades do país como já acontece na vizinha Espanha.