Destaque

Apple anuncia novo Mac mini com processadores M2 e M2 Pro

O Mac mini mais potente e evoluído de sempre acaba de ser anunciado!
Escrito por Pedro Alves e
3 mins de leitura
Apple anuncia novo Mac mini com processadores M2 e M2 Pro
Publicidade
Publicidade

A Apple acabou de atualizar, ainda que de forma discreta,  o seu mais pequeno computador, o Mac mini. Esta excelente máquina pretende continuar a ser a prova de que o tamanho não é tudo, e tem todos os argumentos a seu favor para isso.

Começando pelo óbvio: não há diferenças estéticas face à anterior geração. O novo Mac mini continua com o mesmo design, o que significa que a generosa seleção de portas de ligação também se mantém inalterada. Porém, há uma diferença entre o número de portas Thunderbolt 4 que o modelo de topo coloca à disposição: falamos de quatro, o dobro quando comparado com o modelo base.

Tudo o que mudou reside no interior da máquina em si, sob a forma de um novo processador: agora, quem escolher o Mac mini como máquina de trabalho vai passar a contar com os préstimos do M2, que vem fazer render o legado deixado pelo M1, pioneiro da implementação do Apple Silicon neste computador.

O M2, sendo mais rápido em todas as tarefas que o seu antecessor, coloca o pequeno Mac numa posição de destaque face à concorrência, que falha em disponibilizar algo semelhante. Quando comparado com o M1, o M2 representa um incremento de velocidade de 2,4x em renders no Final Cut Pro X, 50% no Adobe Photoshop e 35% em jogos. No entanto, para todos os que precisam de chegar um pouco mais longe e um pouco mais depressa, a Apple criou também uma alternativa.

Finalmente saiu de linha o Mac mini com processador Intel, que teimava em ocupar um lugar inexplicável na gama desta máquina, já para não falar no desajustado preço a que era vendido. Esta variante deu lugar a uma muito mais apetecível, já que é equipada com o chip M2 Pro. Agora sim, podemos dizer que o mini está no seu expoente máximo.

O M2 Pro coloca a performance em primeiro lugar, e vai fazer as delícias de todos os entusiastas que precisam de uma máquina versátil e poderosa, mas que ao mesmo tempo não dispensam a simplicidade de um setup limpo e organizado. Desta forma, o Mac mini pode voltar a integrar o leque de opções de muitos profissionais, posição da qual tem sido constantemente preterido. Quando comparado com a antiga máquina com M1, o mini com M2 Pro aumenta em 2,5x a performance gráfica no Affinity Photo, em 4,2x os renders no Final Cut Pro e em 2,8x a qualidade em jogos.

A nível da conectividade sem fios, ambos os novos modelos também apresentam os padrões mais recentes com Wi-Fi 6E para taxas de transferências até 2x mais rápidas do que antes, bem como Bluetooth 5.3.

No que diz respeito aos preços, o Mac mini com chip M2 começa nos 729€ para a variante com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, enquanto que a versão mais potente, com M2 Pro, começa nos 1579€, oferecendo de raíz o dobro da RAM e do armazenamento. As pré-reservas já começaram na iStore, com as primeiras unidades a serem entregues a partir de dia 24.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo