Apple pode estar prestes a fazer a compra mais cara da sua história - e é sobre IA!

21 de Jun de 2025
Apple pode estar prestes a fazer a compra mais cara da sua história - e é sobre IA!

Há um novo rumor a agitar a Internet. De acordo com o jornalista da Bloomberg, Mark Gurman, a Apple estará a considerar adquirir a Perplexity, uma empresa emergente especializada em inteligência artificial e motores de pesquisa potenciados pelos modelos de linguagem.

Segundo Gurman, a potencial aquisição foi discutida internamente por executivos de topo da Apple, incluindo Adrian Perica, responsável pelas fusões e aquisições da gigante de Cupertino, e Eddy Cue, vice-presidente sénior da divisão de serviços. Estiveram também envolvidos nas conversações alguns elementos-chave da equipa encarregada das decisões estratégicas relacionadas com a IA.

A Perplexity tem vindo a destacar-se no panorama da inteligência artificial com uma abordagem inovadora à pesquisa online, baseada em algoritmos generativos que fornecem respostas diretas e contextuais às perguntas dos utilizadores, um conceito que rivaliza com a forma tradicional de navegação por hiperligações. Esta capacidade poderia ser altamente vantajosa para a Apple, especialmente numa altura em que a empresa procura reforçar o seu ecossistema com soluções próprias e depender menos de terceiros.

A aquisição da Perplexity também pode dar resposta à crescente incerteza em torno do acordo que a Apple mantém com a Google. Este contrato, avaliado em milhares de milhões de dólares anuais, pode estar em risco e será influenciado pela decisão do tribunal norte-americano no âmbito do processo movido contra a Google.

Assim, a Perplexity poderá ser uma alternativa estratégica, permitindo à empresa de Cupertino manter o controlo sobre a experiência de pesquisa dos seus utilizadores e, ao mesmo tempo, entrar com mais força no mercado da IA generativa, onde rivais como a Microsoft e a Google já contam com vantagem.

A concretizar-se, esta aquisição seria a mais dispendiosa da história da Apple. A Perplexity está atualmente avaliada em cerca de 14 mil milhões de dólares, um valor significativamente superior aos 3 mil milhões pagos pela Apple em 2014 para adquirir a Beats.

Contudo, a Bloomberg também refere que a Apple poderá estar a considerar alternativas menos drásticas, como a celebração de uma parceria com a Perplexity. Nesse cenário, o motor de pesquisa da startup poderia ser integrado como uma opção adicional no Safari, sem haver a necessidade de uma aquisição completa.

Independentemente da forma que venha a assumir, o relacionamento da Apple com a Perplexity parece evidenciar uma solidificação da estratégia da empresa tecnológica no que diz respeito à IA.