• Home
  • Notícias
  • Apple vai disponibilizar novas ferramentas de acessibilidade ainda este ano
Apple vai disponibilizar novas ferramentas de acessibilidade ainda este ano
Pedro Alves

Apple vai disponibilizar novas ferramentas de acessibilidade ainda este ano

A Apple acabou de dar a conhecer uma imensidão de novos recursos de acessibilidade destinados às pessoas com dificuldades cognitivas, visuais, de audição, de fala ou motoras. A colaboração da gigante de Cupertino com grupos representativos de utilizadores com debilidades permitiu desenvolver ferramentas com impacto real na vida destes cidadãos, que chegarão às mãos de todos os proprietários de iPhones e iPads mais tarde, durante este ano.

Entre as funcionalidades anunciadas podemos encontrar:

Acesso Assistido

O Acesso Assistido destina-se a utilizadores com dificuldades cognitivas, e tem como finalidade reduzir as aplicações às suas experiências e funcionalidades mais básicas e essenciais, de forma a aliviar a carga cognitiva.

O Acesso Assistido inclui interfaces personalizadas para as aplicações Chamadas (que resulta da combinação da Telefone e do FaceTime), Mensagens, Câmara, Fotografias e Música. Estas interfaces incluem botões grandes com texto a condizer, em cores contrastantes para facilitar a visualização e o respetivo toque.

Discurso em direto e Voz pessoal

O Discurso em direto permite escrever aquilo que se quer que seja dito em voz alta durante chamadas telefónicas ou através do FaceTime. O intuito desta ferramenta é auxiliar pessoas que não conseguem falar ou que perderam a fala ao longo do tempo.

As pessoas em risco de perderem a voz em breve, devido a algum diagnóstico de doença recente, podem criar uma voz pessoal através da gravação de quinze minutos de áudio no iPhone e no iPad. Estas gravações integrar-se-ão perfeitamente no Discurso em direto.

Modo de deteção na lupa

Esta ferramenta permite que utilizadores com deficiências visuais interajam com objetos físicos que possuam etiquetas de texto. Por exemplo, mexer num eletrodoméstico torna-se mais simples pois a câmara percebe onde a pessoa tem o dedo e lê o texto que estiver nessa zona.

Funcionalidades adicionais

  • Dispositivos auditivos Made for iPhone podem ser emparelhados com Mac;
  • O Controlo por Voz adiciona sugestões fonéticas para edição de texto, de forma aos utilizadores poderem escolher a palavra certa dentro de várias que soem semelhantes;
  • O tamanho do texto é mais fácil de ajustar em diversas aplicações do Mac tais como o Finder, Mensagens, Mail,  Calendário e Notas;
  • Utilizadores com sensibilidade a animações rápidas podem pausar imagens que contenham elementos em movimento, tais como GIFs;
  • A voz da Siri soa mais natural e expressiva aos utilizadores do VoiceOver.

Ainda falta algum tempo para vermos tudo isto materializado e disponível para utilização por parte de quem mais precisa, contudo estas ferramentas prometem ajudar de sobremaneira nessa tarefa.

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Notícias