A Apple apresentou esta semana o novo Apple Watch Series 11 e, à primeira vista, as alterações face ao modelo do ano anterior não parecem ser demasiadas. Contudo, há sempre diferenças que poderás ter em consideração e, acima de tudo, que poderão pesar no momento da tua escolha.
Assim sendo, partilhamos contigo este comparativo para que, de algum modo, a tua decisão possa tornar-se mais simples. Se tens o modelo anterior e estás a ponderar trocar, aqui tens as principais diferenças para te ajudar a decidir.
Principais novidades do Apple Watch Series 11 face ao Series 10

- Conectividade 5G: Ao contrário do Series 10, o novo modelo suporta redes móveis 5G (no modelo Cellular), o que significa downloads mais rápidos e melhor desempenho em movimento. A antena foi redesenhada para ser mais eficiente e melhorar a receção de sinal.
- Autonomia melhorada: O Series 11 oferece até 24 horas de uso contínuo, superando as 18 horas do modelo anterior. Isto pode parecer pouco, mas é uma diferença significativa e que deixará muita gente contente. Também inclui carregamento rápido — 15 minutos de carga podem garantir até 8 horas de utilização.
- Ecrã mais resistente: A versão em alumínio do Series 11 vem equipada com vidro Ion-X reforçado com revestimento cerâmico. Isto é, torna-o duas vezes mais resistente a riscos em comparação com o Series 10, tal como te tínhamos dito no momento do seu anúncio.
- Sleep Score: Esta é uma nova funcionalidade que analisa os teus padrões de sono e apresenta uma pontuação diária, ajudando-te a perceber como podes melhorar a qualidade do descanso. É algo que pode mesmo ser muito importante para vários utilizadores, na medida em que é um aspeto fundamental para o bem-estar pessoal de qualquer pessoa, e que condiciona muitos outros aspetos ao longo do dia a dia.
- Alertas de Hipertensão: A maior novidade desta geração. Ou seja, o relógio pode agora detetar sinais de pressão arterial elevada e sugerir que registes os valores durante uma semana para partilhar com o teu médico. Porém, esta funcionalidade também ficará disponível noutros modelos lançados anteriormente, como é o caso do Apple Watch Series 10.
Preço e Disponibilidade
O Series 11 já está disponível para pré-venda, com lançamento marcado para 19 de setembro. O preço base mantém-se nos 459€, tal como o Series 10.
Conclusão
Como é hábito, o Series 11 traz melhorias importantes, mas não representa uma revolução face ao Series 10. Imagina, se tens um modelo muito antigo – como um Series 5, 6 ou 7 –, certamente que o upgrade faz sentido. A não ser que consigas encontrar um bom deal pelo Series 10, o modelo lançado agora certamente será uma boa escolha.

No entanto, se já tens o modelo anterior, talvez não valha a pena trocar. O teu Apple Watch Series 10 é bom o suficiente, sem dúvida alguma. E não há nada de errado nisso – os relógios da empresa Cupertino alcançaram um ponto tal que a verdade é que são bons, todos os anos, e são feitos para durar…vários anos.