Pelo quinto ano consecutivo, as palavras-passe mais populares do mundo são “123456” e “password” (palavra-passe). Apesar dos constantes lembretes dos especialistas em cibersegurança e privacidade digital, as pessoas ainda tendem a criar palavras-passe fracas e facilmente expostas a hackers.
Essas descobertas vêm da empresa de software NordPass, que divulga anualmente a lista das 200 principais piores palavras-passe. Para compilar a lista, a empresa avaliou mais de 5 milhões de palavras-passe divulgadas, acessíveis através da dark web. Essas bases de dados de palavras-passe vêm principalmente de utilizadores da Europa e da América do Norte.
“Ao longo dos anos, surgiu uma enorme base de dados de informações de utilizadores particulares como consequência das várias divulgações e violações de dados. E ultimamente, parece que não podemos passar mais do que alguns dias sem ouvir falar de mais um caso”, diz Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN. “Graças ao acesso a essas massas de dados confidenciais, os cibercriminosos podem usá-los de várias maneiras. É por isso que usar sempre os mesmos dados de login para diferentes serviços, sites e plataformas é extremamente perigoso.”
Aqui estão as dez piores palavras-passe de 2020, que nunca deves usar nas tuas contas, de acordo com as 200 principais piores palavras-passe:
- 1234562
- 1234567893
- picture14
- password5
- 123456786
- 1111117
- 1231238
- 123459
- 123456789010
- senha
Como criar uma palavra-passe forte
Algumas dicas de Daniel Markuson da NordVPN, sobre como criar uma palavra-passe forte se que não esquecerá em dez minutos:
- Nunca uses palavras-passe curtas. Quanto mais caracteres diferentes a palavra-passe tiver, mais tempo demorará um hacker ou outro cibercriminoso sinistro a descobrir;
- Torna as tuas palavras-passe complexas. Usa letras maiúsculas e minúsculas, símbolos, caracteres especiais e números para criar palavras-passe fortes;
- Usa frases secretas longas. Não é aconselhável usar palavras do dicionário, mas criar uma combinação de 6 a 7 palavras aleatórias é um bom método. É difícil adivinhar uma combinação como “esquerdo elefante sapatos roxos râguebi férias”, por causa do seu comprimento e aleatoriedade, mas é mais fácil de lembrares;
- Usa a técnica da mnemónica. Cria frases inesquecíveis usando a técnica da mnemónica. Por exemplo, cria uma frase como “Gosto de comer pizza com amigos para me divertir” e usa-a como mnemónica para criar uma palavra-passe: “GdcPc4pmD”;
- Tem um gestor de palavras-passe. É difícil lembrar palavras-passe fortes, portanto, é uma boa ideia usares um gestor de palavras-passe. Alguns dos mais populares são LastPass e NordPass.
Utilizar estas dicas irá melhor e fortalecer instantaneamente as tuas palavras-passe. As palavras-passe fortes são especialmente importantes para serviços e sites nos quais partilhas as informações mais sensíveis. Isto inclui serviços bancários online, sites de compras, Wi-Fi doméstico, e-mail pessoal e profissional, além de algumas contas de redes sociais.
Artigo redigido pela NordVPN
Deixa o teu comentário