"Cha Cha Real Smooth": uma comédia leve e aconchegante, que nos chega pelas mãos de Cooper Raiff (Crítica)

Um filme com rostos conhecidos de Hollywood, como Dakota Johnson e Leslie Mann.
Escrito por Daniel Pinto e
3 mins de leitura
"Cha Cha Real Smooth": uma comédia leve e aconchegante, que nos chega pelas mãos de Cooper Raiff (Crítica)
Publicidade
Publicidade

Cha Cha Real Smooth é a nova comédia dramática do jovem realizador texano, Cooper Raiff, que se estreia no catálogo do serviço de streaming Apple TV+. Depois de se ter destacado com a primeira longa-metragem Shithouse, de 2020, Raiff continua a consolidar a sua carreira como cineasta, apresentando-nos agora um genuíno feel good movie, que parece feito para aquecer o coração. Cunhado com um título inusitado – familiar apenas para quem conhece a letra da canção Cha Cha Slide, lançada no ano 2000 por DJ Casper –, Cha Cha Real Smooth possui uma narrativa sincera e convincente, capaz de prender o espectador do início ao fim.

O produção acompanha Andrew (Cooper Raiff), um jovem charmoso e recém-formado, que regressa a casa dos pais e começa a trabalhar como funcionário num estabelecimento de fast food. Embora não tenha as suas prioridades bem definidas, Andrew ambiciona ganhar algum dinheiro para se juntar à sua namorada em Barcelona, onde se encontra a estudar. Durante o processo, ele é convidado pela mãe (Leslie Mann) a acompanhar o seu irmão de treze anos, David (Evan Assante), a uma festa de Bar Mitzvah de um dos seus colegas de turma. Ao deparar-se com o ambiente enfadonho da festa, o enérgico e entusiasmado Andrew decide agitar a pista de dança e procurar que os convidados se divirtam, especialmente as duas pessoas no canto da sala, Domino (Dakota Johnson) e a filha Lola (Vanessa Burghardt). Tendo sido diagnosticada com autismo, Lola é frequentemente excluída dos círculos de amizade, o que leva Andrew a aproximar-se dela e a conquistar a sua confiança. O jovem acaba por ser bem-sucedido na festa e é contratado pelas mães judias para animar futuros eventos.

Cooper Raiff em “Cha Cha Real Smooth” (Apple TV+)

À medida que os laços entre Domino e Andrew se estabelecem e este demonstra os sentimentos que nutre por ela, o relacionamento torna-se mais complexo e complicado. Embora Domino seja uma mãe dedicada a Lola e privilegie a estabilidade que tem junto do seu noivo Joseph (Raúl Castillo), ela sente-se atraída pela jovialidade e impulsividade de Andrew e demonstra interesse em experienciar as situações de flirt que se proporcionam entre ambos. São, sobretudo, as características dos dois personagens que viabilizam esta química: Andrew com o seu carisma, empatia e proatividade, e Domino com o seu lado misterioso e indecifrável.

Ao explorar a relação dúbia entre Domino e Andrew e fazer um contraste de gerações entre todos os personagens, Raiff incita-nos a refletir sobre a responsabilidade que acompanha o amadurecimento e a necessidade de aceitarmos que nem sempre podemos controlar cada detalhe das nossas vidas. Ainda que a longa-metragem apresente uma atmosfera leve e descomplexada, ela é suficientemente séria para abordar assuntos como a bipolaridade e o autismo, sem tentar instituir poderosas lições de moral ou ensinamentos de vida. Esta é, talvez, a parte mais impressionante do trabalho de Raiff.

Cooper Raiff e Dakota Johnson em “Cha Cha Real Smooth” (Apple TV+)

Cha Cha Real Smooth é uma agradável surpresa e uma interessante adição à Apple TV+. A sua narrativa leve e atraente promete captar a atenção do espetador, mas sem nunca parecer genérica ou vazia. Este é o filme ideal para quem vê o amadurecimento como uma experiência triste e assustadora e leva-nos a acreditar que, neste processo de autodescoberta, somos livres de falhar quantas vezes forem necessárias.

Nota: 8/10
Cha Cha Real Smooth (Cha Cha Real Smooth – EUA, 17 de junho de 2022)
Duração: 1h 47min
Realização: Cooper Raiff
Argumento: Cooper Raiff
Elenco: Cooper Raiff, Dakota Johnson, Evan Assante, Vanessa Burghardt, Leslie Mann, Brad Garrett, Raúl Castillo, Colton Osorio, Amara Pedroso, Odeya Rush, Brooklyn Ramirez, Kelly O’Sullivan, Jaien Mercado, Chris Newman

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo