Chegaram os novos colossos da Apple: MacBook Pro 14'' e 16''

Chegaram os novos colossos da Apple: MacBook Pro 14'' e 16''

Tanto tempo de espera! Mas valeu a pena. Conhece tudo sobre os mais esperados portáteis da Apple!

Gonçalo Antunes de Oliveira
∙ 4 minutos de leitura

Finalmente chegaram! Tantos rumores. Tantas expectativas. Artigos avisaram que este período não seria de todo a altura para comprar um MacBook Pro. Até surgiram previsões de analistas apontando que 30% dos utilizadores de MacBook Pro iriam finalmente fazer o upgrade para este maquinão que agora aqui vemos!

Bom, e sem mais delongas, até porque estávamos à espera que estes irmãos musculados da gama MacBook já por aqui andassem desde o evento anterior, vamos (finalmente) a factos!

Processadores

O nome! Que nome? M1X, M2? Pronto, o novo processador da Apple chama-se M1 Pro! Mas que evolução! Este SoC (System on a Chip) tem 33,7 biliões de transístores, um CPU de 10 núcleos e uma GPU de 16 núcleos (que permite a utilização do sistema Pro Res) e um Neural Engine de 16 núcleos!

Mas há outro! O M1 Max! Com 57 biliões de transístores, o seu CPU também tem 10 núcleos, mas a GPU tem uns brutais 32 núcleos! Engraçada esta "iPhonização" na terminologia utilizada pela Apple aplicada aos seus SoC. É, sem dúvida alguma, o chip mais poderoso de sempre da empresa da maçã!

"Arruma" completamente os mais poderosos i9 da Intel dos MacBook anteriores! E ainda assim a Apple manteve o Rosetta, de modo a manter uma compatibilidade super-rápida com as apps que corriam nos processadores pré-Apple Silicon.

Design

Tal como esperávamos, mais um dispositivo em toda a linha da Apple que se afasta das curvas para dar primazia a linhas mais rectas na parte da tampa, consonantes com o iPhone e iPad que tanto adoramos. Mas ao mesmo tempo, o corpo tem muitas parecenças com os MacBook Pro do início do século. Esta autêntica obra de arte topo de gama tem apenas 16,8 mm de espessura para o 16''.

E as cores? Se é Pro é mais conservador. Teremos os habituais Prateado e Cinza Espacial com um primoroso acabamento. Sim. Estes, tal como todos as dispositivos da Apple, mesmo que apenas quietos e sem ser utilizados, servem de verdadeiras peças decorativas nas nossas salas ou escritórios!

Ecrã

Fantástico! Tal como aqui anunciámos, aquele ecrã Retina liquida XRD mini-LED com taxa de refrescamento de 120Hz e tecnologia Pro-Motion demonstra mesmo porque é que estes meninos têm um merecidíssimo sufixo "Pro" no seu nome. Em 14,2 e 16,2 polegadas, tal como previsto!! E para além do deleite que será olhar para este portentoso ecrã, quando os outros olharem para nós do outro lado, aquela câmara FaceTime HD 1080p com uma lente composta por quatro elementos, já há muito devida aos portáteis da Apple, melhorará significativamente as nossas comunicações.

E então novamente a surpreendente "iPhonização" dos MacBook Pro? Provavelmente pegar-se-á aos futuros MacBook Air: o Notch! Muitos vão adorar, outros odiar. Eu acho que quanto mais ecrã se puder aproveitar, melhor! E vá, os menus claro que são adaptativos para nada ficar cortado.

Som

E se a imagem é o que já se percebe, o conjunto de três microfones com qualidade de estúdio com tecnologia beamforming, aliados às majestosas seis colunas (com dois twitters) compatíveis com Áudio Espacial e Dolby Atmos, levam a experiência a todo um outro nível! Bom, mas isso é já a prata da casa para a Apple.

Touch Bar e conectividade

Pronto meus amigos... para quem gostava do Touch Bar, estendo as minhas condolências. Eu também gosto muito dela. Agora voltaram as tradicionais teclas, mas não tão tradicionais quanto isso! Agora têm o tamanho total, tal e qual os teclados do iMac, e com Touch ID no canto superior direito!

Há passos atrás que demonstram que a Apple também sabe ouvir e corrigir os seus erros. Pois é, o MagSafe (na sua terceira versão) está de volta! Nunca se perceberá que estranha ideia passou na cabeça dos pioneiros na prevenção de tropeçoes em fios que conduziam à perdição eterna dos nossos estimados computadores. Podes ligar 2 Pro Display no M1 Pro e 3 no M1 Max. Ainda por cima permite fazer cargas rápidas, o que é extraordinário!

E de volta também estão a entrada HDMI e ranhura para cartões SD, para além das 3 portas USB-C / Thunderbolt. E ainda lá temos a entrada áudio 3,5 mm para os que ainda gostam de usar auscultadores com fio.

Está mesmo quase!

Segundo a Apple, os novos MacBook Pro estarão disponíveis para encomenda a partir de hoje e prontos para entrega na próxima semana. O seu preço iniciar-se-á nos €2.349 para o modelo de 14 polegadas e €2.849 para o modelo de 16 polegadas.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.