Para mim foi bastante curioso na semana em que o iFeed se lançava no mundo automóvel e em como a tecnologia e a Apple estão presentes nesta indústria, saber que o projeto de um futuro carro diretamente da marca de Cupertino foi abandonado e podemos esquecer de todo que algum dia iríamos estar a estacionar o nosso “Apple Car”. Posso ser sincero? Ainda bem, não sei se esta seria a melhor ideia por isso até fico descansado que finalmente podemos deixar esta mirabolante experiência de lado.
Mas vamos por partes, o Project Titan já existe há cerca de uma década e nestes últimos 10 anos não faltam rumores, especulações e possíveis visões para um carro da Apple, desde coisas simples como seria um SUV até ideias mais absurdas como um veículo 100% autónomo comandado pela Siri, que seria uma óptima ideia, eu pedir ao carro para conduzir até determinado sitio e ele responder-me “Enviei resultados referentes a conduzir para o destino para o seu iPhone”. Efetivamente um carro autónomo dependente do pior assistente virtual no mercado atualmente seria receita para o desastre.
Temos também de ver que gigantes tecnológicas a lançaram carros não é assim tão inédito, ao tirar a Tesla do caminho porque tecnicamente sempre foram um construtor automóvel, tivemos a Sony a juntar-se à Honda para criar a Afeela, um carro com anúncios à PS5 no pára-choques, e mais recentemente a Xiaomi apresentou o seu Porsche Taycan, desculpem, o seu SU7, que até esteve em exposição recentemente na MWC 2024. Por isso, a Apple não seria pioneira nem neste contexto nem do mercado automóvel no geral.
Por isso, a lógica de isto acontecer até existia, mas estamos a falar de um mercado muito mais antigo que o de gadgets e computadores pessoais, muito mais saturado e muito mais em dificuldade. Vender milhares de milhões de iPhone todos os anos é simples, lançar um veículo à escala mundial (ou vá, “US only”) seria toda uma outra história. O mercado automóvel atravessa diversos problemas e as suas soluções tem sido poucas ou nenhumas. A aposta em veículos elétricos quase que está a levar alguns construtores centenários ao limite, a tecnologia presente nos veículos mais recentes começa a ser um entrave e não uma mais valia e o mercado começa a ficar saturado e inacessível a muita gente, mas noutro dia podemos discutir o mercado automóvel atual.
A Apple passar de vender MacBooks para vender carros que andam sozinhos teria sido um salto gigantesco, que na minha opinião nem a própria marca da maçã iria aguentar. Não digo com isto que a Apple fosse ao fundo, mas não nos vamos esquecer da Tesla, que antes de ser a construtora dominante no mercado dos veículos elétricos, esteve à beira da falência porque produzir carros em grande escala não é fácil.
Podemos depois ficar com as piadas que o resultado do Project Titan iria ser demasiado caro que nada mais seria que um “Lightning Car Edition” ou algo do género e que iríamos precisar de películas de vidro temperado nas janelas, e existindo um pequeno desdém da minha parte por esta ideia, teria sido sem dúvida muito interessante ver qual seria o resultado desta pequena grande experiência. Mas nunca vamos esquecer que a ideia era ter a Siri como principal controlo do carro e como isso seria um infindável mundo de boas piadas.
Deixa o teu comentário