• Home
  • Dicas
  • Como abrir fotos do iPhone em HEIC no Windows
Como abrir fotos do iPhone em HEIC no Windows
Pedro Alves

Como abrir fotos do iPhone em HEIC no Windows

Os nossos iPhones têm a capacidade de captar fotografias em dois formatos diferentes: JPEG e HEIC. Se o primeiro é garante de compatibilidade com praticamente todos os equipamentos existentes no mercado, já com o segundo a história é outra... Por exemplo, computadores com Windows não estão habilitados, nativamente, a lidar com este formato de imagem, que é utilizado principalmente para criar ficheiros mais eficientes e de menor tamanho.

Se já te deparaste com este cenário de impossibilidade de abrir fotos do iPhone no teu PC, não desesperes: estamos aqui para te ajudar.

CopyTrans HEIC for Windows

Uma das aplicações que te permitirá não só visualizar ficheiros HEIC como também convertê-los em JPEG é a CopyTrans HEIC for Windows, cujo download gratuito podes fazer a partir daqui. Após a descarga e a respetiva instalação, o teu PC fica habilitado a tratar por tu as fotos capturadas com o iPhone, sem qualquer tipo de limitação e, principalmente, sem ser necessário tirares um cêntimo da tua carteira. Podes abrir os ficheiros até então incompatíveis com um duplo clique, e é bom saber que a conversão dos mesmos para JPEG mantém a foto original intacta.

Converter HEIC para JPEG online

Outro método pelo qual podes optar é o de converter os ficheiros HEIC diretamente para JPEG através de uma das diversas ferramentas online disponíveis para o efeito. O nosso conselho vai para este site, no qual podes converter gratuitamente um máximo de cinco fotos de cada vez. No fim só tens de fazer o download do resultado final para o teu PC, e usufruir do mesmo.

Converter HEIC para JPEG offline

Os conversores online são úteis pois são soluções disponíveis independentemente da máquina em que estejas a trabalhar, e que não requerem a instalação de nenhum software: apenas precisam de um browser e de uma ligação à internet. Porém, no teu PC pessoal ou de uso habitual é aconselhável que optes por uma aplicação de conversão offline, pois é mais versátil e oferece um leque de opções mais vasto.

O melhor exemplo que te podemos deixar é o iMazing HEIC Converter, de download gratuito através da Microsoft Store. Esta ferramenta gratuita dá-te a possibilidade de converteres ficheiros HEIC para JPEG e PNG, mantendo ou não os seus dados EXIF. Podes ainda ajustar a qualidade que pretendes obter no resultado final.

Outra opção para conversão offline é o conhecidíssimo VLC, que provavelmente até já tens instalado no teu PC com Windows. Podes usá-lo para ler ficheiros HEIC e ainda para os converteres para JPEG, de forma completamente gratuita.

Em último recurso: para de fotografar em HEIC!

Se não queres ter trabalho nenhum e simplesmente pretendes que o teu iPhone crie fotos que possam ser vistas em qualquer lado, basta mudares uma simples opção. Para isso, abre as "Definições", toca em "Câmara", e dentro dos "Formatos" escolhe "Mais compatível". A partir desse momento apenas ficheiros JPEG serão gerados sempre que disparares o obturador.


Tens alguma dificuldade ou dúvida que gostavas de ver resolvida por cá sob a forma de uma dica? Deixa-nos saber!

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Dicas