• Home
  • Dicas
  • Como medir o tempo de exposição à luz natural com o teu Apple Watch
Apple Watch numa praia
Gonçalo Antunes de Oliveira

Como medir o tempo de exposição à luz natural com o teu Apple Watch

Se tens um Apple Watch SE (2.ª geração), ou do Series 6 para a frente (incluíndo, claro, os Ultra), então ficas a saber que o teu dispositivo está equipado com um sensor de luz ambiente que calcula o tempo que passas ao ar livre e, portanto, exposto diretamente à luz solar.

Claro está que, para esse efeito, terás que ter o Apple Watch desimpedido. Trata-se de mais uma implementação da empresa da maçã em prol da tua saúde. Nas palavras da Apple:

Para as crianças, passar 80-120 minutos ao ar livre todos os dias pode ajudar a reduzir o risco de miopia e/ou astigmatismo. Para os adultos, passar cerca de 20 minutos ao ar livre todos os dias tem inúmeros benefícios para a saúde física e mental.
O tempo passado ao ar livre permite que os seus olhos se concentrem em objetos mais distantes, reduzindo a tensão ocular associada ao trabalhar com algo próximo, como um ecrã ou um caderno.
A luz solar também ajuda o corpo a produzir vitamina D, necessária para absorver cálcio, proteger os ossos, dentes e músculos e apoiar o sistema imunitário.

Palavras sábias estas da Apple. Por vezes parece que são coisas a mais, mas acabam por ser muito úteis. Temos que pensar que os nossos dispositivos são muito mais do apenas telefones ou relógios. O prefixo "smart" não está lá à toa.

Como verificar o tempo de exposição à luz natural?

Acede à app Saúde e clica no canto inferior direito em "Explorar". Depois, vai até "Bem-estar mental" e clica em "Tempo de exposição à luz natural". Poderás então ver quanto tempo te expuseste ao grande astro que nos aquece no último ano, semestre, mês, semana ou dia.

Também podes adicionar esta funcionalidade aos Favoritos para que te surja o resumo na página inicial da app Saúde.

Como ativar ou desativar esta funcionalidade?

No iPhone, vai à app Apple Watch, clica em "Privacidade" e desloca-te até à secção "Tempo de exposição à luz natural".

No Apple Watch, segue o seguinte trajeto: "Definições" -> "Saúde" -> "Tempo de exposião à luz natural"

Para além do que é evidente

Temos que pensar que os nossos dispositivos são muito mais do apenas telefones ou relógios. O prefixo "smart" não está lá à toa. É verdade que não temos lá grande tempo para explorar todas as suas potencialidades, mas cá estamos nós, no iFeed, para te dar estas dias.

Pessoa a controlar pulsação cardíaca com o Apple Watch
Fonte. Apple

Com efeito, há pequenas coisas que podemos fazer no dia a dia que contribuem para a nossa auto-preservação. E é nos pormenores que conseguimos alcançar melhorias consideráveis. Comer bem, fazer exercício, não fumar ou beber são verdades evidentes.

Mas esta questão da exposição à luz natural, não parecendo, é mesmo muito importante. Ativa esta funcionalidade e desafia-te. É muito provável que a médio prazo venhas a sentir uma grande diferença.

É que, para te expores à luz natural, terás que andar um bocadinho, respirar e apreciar aquilo que tens como garantido, mas não te apercebes.

Gonçalo Antunes de Oliveira profile image Gonçalo Antunes de Oliveira
Publicado a
Dicas