Conceito demonstra o que poderia ter sido o iPadOS 14

Conceito demonstra o que poderia ter sido o iPadOS 14

Como utilizador do iPadOS 14 sinto-me um pouco desiludido... Faltam novidades! E é isso que o designer Parker Ortolani imaginou no seu conceito.

Nuno Rocha
∙ 2 minutos de leitura

Como utilizador do iPadOS 14, sinto-me um pouco desiludido com a falta de evolução e de novidades do sistema operativo, nesta sua última versão.

Com toda a certeza não sou o único, e não podermos trabalhar os widgets da mesma forma que fazemos no iOS 14, é de certa forma uma “facada” para os utilizadores de iPad. Pior ainda é que as desilusões não ficaram por aqui e a Biblioteca de Aplicações que automaticamente organiza as aplicações numa nova secção também não chegou ao iPad. Tal como a possibilidade de ocultar páginas do ecrã principal. Faz falta!

E foi isso mesmo que o designer Parker Ortolani idealizou. Todas as alterações que a Apple deveria ter implememtado no iPadOS 14, mas que provavelmente só deverão acontecer no iPadOS 15, isto tendo como base o trabalho da Apple no iOS 14.

Os widgets

No que toca aos widgets, ele não só foi buscar a inspiração ao iOS 14, permitindo que sejam distribuídos por qualquer lado do ecrã principal, como também idealiza a criação de uma bandeja de widgets. Esta solução permitiria ter acesso a estes, mesmo quando estamos a correr uma outra aplicação.

Uma nova biblioteca de aplicações adaptada ao iPad

Falando da Biblioteca de Aplicações, uma das grandes novidades do iOS 14, Parker Ortolani, para além de todos os benefícios já conhecidos desenhou no “seu” iPadOS a Biblioteca de Aplicações como uma Dock na parte de baixo do ecrã.

O Pro Menu

O designer americano foi mais longe e idealizou o Pro Menu, com um swipe down na zona do relógio temos acesso a um menu onde podemos gerir notificações, definições ou por exemplo reiniciar o iPad.

Podem ver mais pormenores deste exercício de design aqui.

Por fim, e partilhada a minha desilusão com o iPadOS 14 até ao momento, resta-nos aguardar por melhorias em futuras atualizações.