Coral Vision CarPlay - O CarPlay disponível em qualquer carro

Coral Vision CarPlay - O CarPlay disponível em qualquer carro

Há uma solução ideal para quem quer ter um carro compatível com CarPlay ou Android Auto sem gastar muito dinheiro - o Coral Vision CarPlay.

David da Silva
∙ 8 minutos de leitura

A necessidade de estar sempre conectado cada vez é maior, seja de uma forma intensiva e bastante ativa, ou até mesmo quando não podemos estar assim tão ligados, como é o caso da condução.

É dessa necessidade que surgem diversos sistemas de conexão entre dispositivos móveis e as estações de infotainment dos nossos automóveis. Ainda assim, estas conexões são ainda muito limitadas e, novas plataformas como o CarPlay e o Android Auto, não estão democratizadas.

No meu caso em particular, apesar de não ter um carro assim tão antigo (um Citroën C4 de 2015), o CarPlay não está disponível de origem na estação e as funções que tinha à disposição eram apenas de atender chamadas e transferência de som. A única solução que me foi apresentada, para além da descabida troca de carro, seria a de trocar toda a estação por uma mais recente e compatível com CarPlay, a qual eu não estava disposto, pelo valor absurdo que essa troca exigia. Isso, e também já que certas características relacionadas com a configuração do veículo só estão acessíveis pela estação original.

Felizmente surgiu uma opção viável, onde não será necessário desmontar meio tablier, trocar de carro ou gastar rios de dinheiro – o Coral Vision CarPlay.

Este sistema de CarPlay portátil existe em versão wireless e com ligação por cabo e, para além de ser fácil de instalar, tem diversas formas de se conectar ao sistema de som do vosso automóvel, tanto por cabo AUX de 3.5mm, como por modelador de frequência FM. Em ambos os casos, o som é irrepreensível.

Conteúdo da caixa

Material que se encontra dentro da caixa do Coral Vision CarPlay
Material que se encontra dentro da caixa do Coral Vision CarPlay

O Coral Vision CarPlay, chega-nos numa caixa muito bem acomodado juntamente com todos os seus acessórios. Assim que abrimos e mesmo antes de ver o aparelho em si, temos um pequeno folheto de instruções, que nos pede para verificar o conteúdo da caixa com cuidado e nos mostra qual a melhor prática de montagem.

Após este primeiro aviso, dentro da caixa temos:

  • o tablet de 7 polegadas (muito semelhante ao tamanho que podemos encontrar nos tablets embutidos dos automóveis mais recentes);
  • o braço de suporte com ventosa;
  • um adesivo em esponja e vidro para aplicação no tablier como alternativa à montagem no para-brisas;
  • uma banda de borracha para apoio do tablet sobre o tablier;
  • o cabo de alimentação (12V/12W) que deverás ligar à entrada de isqueiro do carro;
  • um pequeno cabo AUX.

Existe também a opção de a caixa incluir uma câmara para estacionamento traseiro (apenas disponível para a versão wireless), que não irei referir com detalhe, já que necessita de alguns conhecimentos técnicos de eletricidade automóvel para a montagem.

Características

O sistema é composto por um ecrã TFT/IPS de resolução 1024x600, com acabamento brilhante, o que em algumas situações pode causar reflexos, mas que a luminosidade, contraste e saturação das cores apresentadas, conseguem contornar. Utiliza Bluetooth 4.1 e é compatível com CarPlay, Android Auto e MirrorLink, os dois últimos funcionando mediante escolha nas definições do dispositivo. No que toca a entradas, é dotado de uma entrada MicroSD e porta USB, ambas até 32Gb, com capacidade de reprodução áudio e vídeo, sendo a porta USB capaz de conexão e carregamento. Por último, apresenta uma saída AUX de 3,5mm, entrada de vídeo para a câmara traseira e um pequeno microfone no canto inferior esquerdo.

Pela minha pesquisa, percebi que o design se assemelha ao tablet de origem da marca Audi.

Aspeto geral do Coral Vision CarPlay já instalado
Aspeto geral do Coral Vision CarPlay já instalado

Pesa apenas 392gr e tem 17,6cm de largura por 11,2cm altura. É bastante fino para as capacidades que tem, com apenas 2,8cm de espessura e uma pequena margem em volta do ecrã de 1,2cm.

Instalação

Disco de vidro e esponja para aplicação do Coral Vision CarPlay no tablier
Disco de vidro e esponja para aplicação do Coral Vision CarPlay no tablier

A montagem é super simples. Irá sempre depender de onde queres colocar o Coral Vision CarPlay, ou onde ele não te atrapalhe na condução. No meu caso, preferi aplicar o disco de vidro ao centro do tablier, de forma a que ele ficasse ao lado do volante e mesmo acima do sistema de origem do meu automóvel. Bastou retirar a película e fazer alguma pressão.

Na traseira do tablet, encontram-se 4 pequenas ranhuras, onde encaixa o braço de suporte. Tem atenção e faz alguma força até ouvires um clique, pois inicialmente eu não o fiz e ele ficou um pouco solto, o que pode levar a quedas do suporte. Depois basta ajustar o braço para a posição desejada. Existem três pontos de ajuste, sendo um deles a extensão do braço. Caso coloques o aparelho apoiado no tablier, aconselho a colocar a banda de borracha, de forma a não criar danos tanto no tablet como no tablier do carro.

Braço de suporte do Coral Vision CarPlay
Braço de suporte do Coral Vision CarPlay

Após esta montagem, basta ligar o cabo de alimentação. Um ponto que a mim me pareceu bastante positivo, é o facto de não existir alimentação independente do automóvel, ou seja, o tablet só estará ligado, quando o automóvel também estiver, já que o fornecimento vem da entrada do isqueiro. Podes ir mais além e tentar esconder o cabo, já que este tem 3 metros, sendo fácil colocá-lo em volta do tablier e passá-lo por debaixo do porta-luvas, até à entrada de isqueiro.

Com tudo em condições, podes dar à chave!

Conexão e interface inicial

Com o dispositivo já ligado, irá aparecer a interface inicial onde podemos começar a configuração da ligação. Na versão wireless, basta carregares em “Bluetooth” e proceder ao emparelhamento com o teu iPhone, tal como fazes com outros aparelhos. O teu iPhone para além da conexão via Bluetooth, fará também conexão via Wi-Fi à rede CarWi-Fi, que lhe permite estabelecer a conectividade com o sistema CarPlay. Permite a ligação automática e o CarPlay vai iniciar sempre que ligues o teu veículo. Na versão com cabo, a ligação torna-se mais simples ainda, bastando ligar o cabo do teu iPhone à entrada USB do Coral Vision CarPlay.

Definições do tablet

Aconselho também a que verifiques nas definições do dispositivo se a data e hora estão corretas, se não existe uma perda súbita de ligação com o dispositivo (como tentar ligar-se a outra rede Wi-Fi), ou se estás a usar uma versão beta do iOS, já que todos estes fatores podem influenciar a boa ligação com o tablet. No caso de pretenderes carregar o teu iPhone na porta USB do tablet, terás que reiniciar o equipamento de forma a que este assuma a mudança na forma de ligação.

FM Transmiter que permite a modulação das frequências FM no Coral Vision CarPlay
FM Transmiter que permite a modulação das frequências FM no Coral Vision CarPlay

Como já referi, a ligação ao áudio do teu automóvel pode ser feita de duas formas: via cabo AUX ou via modelador de frequência FM. Via AUX, é aparentemente a mais simples, já que após a ligação do cabo a cada entrada, apenas terás de alterar a fonte no sistema de som. Com o modelador de frequência FM, o processo leva um pouco mais de tempo, mas continua simples. Na interface inicial, clica em "FM Transmiter" e escolhe uma posição que não esteja ocupada, escolhendo a mesma no rádio do carro. Deste modo, o Coral Vision CarPlay irá transmitir o som via ondas de rádio, sem perda de qualidade.

É também possível, nas definições, configurar o modo noturno, que permite reduzir o brilho durante a noite e que vai acionar os tons escuros no CarPlay.
A ligação Android Auto/MirrorLink, em ambos as versões, é apenas possível via cabo USB.

Android Auto/MirrorLink no Coral Vision CarPlay
Android Auto/MirrorLink no Coral Vision CarPlay

Afinal, será que vale a pena?

Interface CarPlay no Coral Vision CarPlay
Interface CarPlay no Coral Vision CarPlay

O Coral Vision CarPlay, é um dispositivo bastante versátil com a enorme vantagem de ser portátil. Seja na versão wireless ou com cabo, a forma como é possível transportá-lo, sem a necessidade de grandes contorcionismos ou custos avultados, faz deste aparelho uma boa e pouco dispendiosa alternativa.

Como em tudo, não é perfeito e tem os seus problemas. Durante os meus dias de uso, confesso que por vezes senti uns pequenos soluços na ligação e, como seria de esperar numa ligação wireless, existe um atraso muito pequeno, mas que ainda assim se nota, especialmente no áudio, algo que é normal e também acontece noutros dispositivos. Também me senti muito frustrado nos primeiros dias quando tudo ainda era novidade, e eu não entendia o porquê de por vezes a ligação falhar ou me ser extremamente difícil ligar o iPhone ao Coral Vision. Percebi que a troca entre ligações (de wireless para cabo, do Bluetooth do Coral Vision CarPlay para o do carro) e o facto de desconectar subitamente o iPhone, tornam a experiência mais penosa, mas ainda assim de fácil resolução. Estas dificuldades na ligação, como já referi acima, podem dever-se à necessidade de reiniciar o tablet após a troca na forma de ligação, mas também a determinados problemas que se encontram devidamente documentados no site de suporte da Apple.

Aplicação Apple Music no Coral Vision CarPlay
Aplicação Apple Music no Coral Vision CarPlay

Se não quiseres alterar o sistema do teu carro, não tiveres o dinheiro disponível para isso, ou até pela conveniência da portabilidade, o Coral Vision CarPlay, é aquilo de que andas à procura e graças a ele podes usufruir em pleno do teu iPhone e do CarPlay enquanto conduzes.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.