Duas câmaras frontais no iPad Pro? A novidade que ninguém pediu...

20 de Jul de 2025
Duas câmaras frontais no iPad Pro? A novidade que ninguém pediu...

A próxima geração do iPad Pro poderá trazer uma novidade - para mim, no mínimo discutível: duas câmaras frontais. A revelação foi feita este domingo por Mark Gurman, na sua newsletter Power On, onde refere que os modelos equipados com o processador M5 trarão uma câmara para uso em modo retrato e outra para uso em modo paisagem.

Segundo Gurman, esta mudança deverá servir para facilitar chamadas de vídeo e selfies, independentemente da orientação do dispositivo. Ou seja, se estiveres com o iPad em modo vertical, usas uma câmara. Se o virares para horizontal, usas a outra. A intenção até pode ser "conveniente", mas… vale mesmo a pena complicar (e encarecer) assim?

Depois do grande salto dado no ano passado com o novo design ultrafino e o ecrã OLED, tudo indicava que os modelos de 2025 se limitariam ao upgrade no processador para o M5. Esta ideia das duas câmaras frontais mais parece um daqueles acréscimos forçados, do que uma verdadeira necessidade sentida pelos utilizadores. Até porque se o problema é a imagem ficar devidamente centrada, para alguma coisa serve o Center Stage...

0:00
/0:11

Center Stage no iPad Pro M4

E claro, é inevitável pensar que... duas câmaras frontais significam mais componentes, mais engenharia, mais custos. E a Apple não costuma absorver esse tipo de investimento sozinha. Resultado? Um iPad Pro ainda mais caro, mesmo que com uma melhoria discutível.

Os novos iPad Pro devem chegar lá para o final de outubro, umas semanas depois dos iPhones 17, seguindo o seu ciclo habitual de atualizações entre 12-18 meses. Agora resta saber se este rumor é só fogo de vista (oxalá que sim...) ou se vamos ver a Apple tentar vender esta ideia das duas câmaras frontais com entusiasmo forçado...