• Home
  • Dicas
  • Em que rumores da Apple devemos acreditar?
Em que rumores da Apple devemos acreditar?
Pedro Alves

Em que rumores da Apple devemos acreditar?

Os rumores acerca de tudo o que diz respeito à Apple, seja hardware ou software, surgem numa base quase diária. Nos tempos que antecedem algum evento esta periodicidade adensa-se, muito motivada pelo interesse mundial que esta empresa tecnológica é capaz de criar em seu redor. A verdade é que, com tudo isto, acabou por ser criado todo um mercado baseado no entusiasmo que qualquer potencial notícia sobre a Apple desperta.

Infelizmente, tudo o que é atrativo cativa as pessoas erradas... Como tal, há muitos indivíduos que se assumem como "fontes" sem terem qualquer conhecimento de causa, criando assim falsos rumores, que muitas vezes são espalhados como se fossem reais. Este flagelo torna muito difícil distinguir o que é confiável e o que deve ser automaticamente ignorado, e por isso decidimos ajudar um pouco nesse sentido.

Verifica de onde vem a informação

A primeira coisa que devemos verificar num rumor é a sua fonte. Por norma, a mesma é mencionada no início da notícia que dá a conhecer o rumor, e de certa forma se estivermos perante um site/blog confiável essa verificação já foi feita previamente. Porém, há certas publicações que não têm esse cuidado, e o que querem é criar conteúdo viral de forma a conquistar cliques. Tem cuidado com isso.

Analisa o passado da fonte

Depois de perceberes qual a fonte do rumor em questão, importa analisar o seu passado sob a forma de erros e acertos. O ideal é a fonte ter uma taxa de acerto igual ou superior a 80% para ser considerada credível. Este tipo de dados, por norma, também é partilhado online.

Lê a opinião dos outros sobre o rumor

Caso ainda estejas indeciso acerca da credibilidade do rumor que acabaste de ler, analisa o que está a ser dito sobre isso. Facilmente consegues encontrar a opinião de pessoas verdadeiramente entendidas na área, opinião essa que deve ser tida sempre em alta conta.

Os rumores têm de fazer sentido

Mais importante do que tudo aquilo que possas ler, certifica-te de uma coisa: que faz sentido. Imagina, por exemplo, que lês um rumor no qual refere que o próximo iPhone 15 Pro apenas vai ter uma câmara traseira. Não vais acreditar, certo? É este tipo de afirmações que tens de saber filtrar quando analisas um rumor, pois só por aí vais eliminar muita desinformação.

Não acredites em tudo o que lês

Rumores muitas vezes não passam disso mesmo: de rumores. Mesmo que estejam cumpridas todas as premissas anteriores, isso não significa por si só que o que estás a ler é uma verdade absoluta. Como tal, não o encares dessa forma. Até algo se tornar oficial muito pode mudar, e tem sempre presente que, em última instância, todas as decisões estão nas mãos da Apple. E, como deves imaginar, a Apple não se deixa influenciar por rumores.

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Dicas