O processo de ativação dos iPhones é muito mais complexo que o de outros smartphones com sistemas concorrentes. Os utilizadores até podem nem se apeceber disso, o que é natural; contudo, desafiámo-vos a ativar um iPhone sem um acesso à internet por perto... É impossível, certo?
Quando um iPhone ou um Mac mais recentes estão a ser ativados é obrigatório que sejam conectados à internet. Esta ligação serve para o dispositivo contactar os servidores da Apple, que vão analisar remotamente várias variáveis do produto em questão, e assim determinar se é possivel ou não autorizar a conclusão do processo de ativação. Entre as variáveis está o vínculo a uma conta iCloud, a presença de um cartão SIM válido (no caso de iPhones bloqueados a uma operadora), e a versão do iOS instalada.
Falando especificamente deste último parâmetro, vários utilizadores têm reportado, ao longo dos anos, que não conseguem ativar os seus iPhones 6S, 6S Plus e SE de primeira geração quando têm o iOS 9 instalado nos mesmos. Quando estas condições se verificam, o equipamento simplesmente apresenta um erro de ativação e não passa do ponto em que está. Certamente muitos leitores deverão estar a questionar-se: porque é que, em pleno 2023, alguém quer usar o iOS 9? A resposta surge sob a forma de outra questão: e porque não?
É certo e sabido que, principalmente em iPhones com mais idade, como é o caso dos visados, as versões do iOS mais antigas, ou as originais com que o smartphone foi lançado, são as que conseguem garantir uma melhor performance ao equipamento. Além disso, é um direito do utilizador a opção de atualizar ou não o seu próprio equipamento. Apenas o faz se quiser. Com execeção deste caso...
A Apple nunca explicou porque é que bloqueia a ativação destes modelos quando estão a correr o iOS 9, pelo que apenas nos resta especular. Será para obrigar os clientes a atualizarem para uma versão mais atual, e consequentemente mais pesada, criando com o tempo a necessidade de upgrade de modelo devido à lentidão? Ou tratar-se-á isto de um simples erro? Outra teoria diz que o iOS 9, quando utilizado em dispositivos com o chip A9, como é o caso, faz com que os limites de radiação permitidos legalmente sejam ultrapassados. Assim, a solução mais imediata para o problema em mãos terá sido o bloqueio destas versões, independentemente das consequências. A ser verdade, é justificável, pois a segurança está acima de tudo. Porém, a Apple nunca o disse publicamente...
No fim de contas, a solução para quem tiver em mãos um iPhone 6S, 6S Plus ou SE bloqueado é atualizar o mesmo para o iOS 15, e lidar com as consequências da escolha, ou então aceitar a perda... Ficava bem à Apple fornecer o seu próprio ponto de vista, mas se isso não aconteceu até agora, já não acontecerá nunca.
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