Funcionalidades do Google Pixel 9 Pro que gostava de ver no iPhone 16

Funcionalidades do Google Pixel 9 Pro que gostava de ver no iPhone 16

Escrito por
10 minutos de leitura

Com a chegada dos novos Google Pixel 9, 9 Pro e 9 Pro XL ao mercado português, a tradição tem que se manter viva, e a habitual comparação entre os mais recentes terminais da gigante das pesquisas e o iPhone é inevitável. Feita a comparação e análise entre o Pixel 9 Pro e o iPhone, cheguei à conclusão que o novo Pixel 9 Pro tem um leque de várias funcionalidades que eu gostava de ver no futuro iPhone 16.

Ainda antes do lançamento oficial do Pixel 9, o hype à volta do design destes equipamentos e do que eles trariam era elevado. No que ao design diz respeito, a elaboração da câmara dos Pixel 9 foi o que mais me atraiu. Cada vez que olho para as câmaras lembro-me do robô Bender da série Futurama. O evento Made by Google deu um enfoque bastante significativo à IA e ao Gemini, o modelo de IA mais avançado da Google. E Inteligência Artificial é a palavra de ordem quando falamos do novo lineup dos Google Pixel 9 com uma panóplia de funcionalidades baseadas em IA.

Um Google Pixel 9 Pro sobreposto num iPhone 15 Pro Max
O novo Google Pixel 9 Pro na cor obsidiana

Inegavelmente, este evento foi a resposta da Google ao Apple Intelligence apresentado na WWDC 24. E ao que tudo indica, a Google esmerou-se para apresentar uma alternativa mais interessante e melhor. Porém, as funcionalidades do Pixel 9 Pro que eu gostava de ver no futuro iPhone 16 não passam necessariamente só por questões relacionadas com IA. Até porque a linha do iPhone 15 Pro e posteriores, também receberão funcionalidades com o apoio da IA. Neste quesito, creio que as duas empresas entregam propostas que andam taco a taco, com a Google melhor em alguns setores e a Apple, eventualmente noutros.

Um Pixel 9 Pro conectado ao Android Auto sem fios
Um Pixel 9 Pro conectado ao Android Auto sem fios

Mas esta não é a discussão que quero trazer para este artigo. Será uma discussão que ficará para um futuro não muito distante. Nos últimos dias tive o privilégio de usufruir do novíssimo Google Pixel 9 Pro, que veio fazer companhia ao meu iPhone 15 Pro Max. E à medida que ia explorando as entranhas do Pixel 9 Pro e o seu Android praticamente puro, dei por mim a questionar o porquê do iPhone ainda não ter várias das funcionalidades que estão embutidas neste Pixel 9 Pro.

Funcionalidades do Google Pixel 9 Pro que gostava de ver no iPhone 16

Eis uma lista das melhores funcionalidades que eu gostava de ver no iPhone 16:

1 - Visão Noturna no modo panorama

A primeira funcionalidade que está incorporada no novo Pixel 9 Pro e que gostaria de ver no iPhone 16 é a Visão Noturna no modo panorama. Foi um detalhe bem interessante que a empresa sediada em Mountain View fez questão de dar uma particular relevância durante o evento Made By Google.

Quem assistiu ao evento, percebeu que a gigante das pesquisas fez questão de comparar uma fotografia com a Visão Noturna no modo panorama capturada com o Pixel 9 Pro XL, com outra fotografia capturada com o modo panorama do iPhone 15 Pro Max, mas este último sem o Modo Noite. E objetivamente falando, o modo panorama do iPhone ficou mesmo mal na fotografia, ficando claro que o Pixel 9 Pro conseguiu um resultado bem mais bonito, detalhado e nítido na fotografia panorama que o iPhone. Será que o iPhone 16 receberá o Modo Noite na panorama? Só daqui a uns dias é que se saberá.

2 - Termómetro corporal e de objetos

Uma segunda funcionalidade incluída no Pixel 9 Pro é o termómetro com o sensor de temperatura corporal e de objetos. Esta é uma das features que mais me entusiasmou e que considero bastante útil. Como pai, volta e meia tenho a preocupação de medir a febre à minha filha quando ela fica doente, ou então de ter o cuidado para não lhe dar a comida demasiado quente.

Interface da app termómetro no Pixel 9 Pro
Interface da app termómetro no Pixel 9 Pro

Com o Pixel 9 Pro e o seu termómetro corporal incorporado, tenho à mão uma ferramenta que me ajuda a ter uma ideia bastante aproximada da temperatura corporal. Às vezes nem sempre está à mão um termómetro convencional para o efeito.

Pois bem, se porventura também precisares de medir a temperatura ao que quer que seja, fica a saber que o termómetro do Pixel 9 Pro além de conseguir medir a temperatura corporal, também consegue medir a temperatura de objetos, de comida, de líquidos e de superfícies dos mais variados materiais, isto tudo, ao alcance de apenas alguns toques.

Aplicação termómetro no Pixel 9 Pro
Aplicação termómetro no Pixel 9 Pro

À data desta publicação, o sensor de temperatura corporal ainda não estava disponível no meu Pixel 9 Pro. Contudo, tenho a informação de que a funcionalidade já chegou para alguns utilizadores em Portugal. Gradualmente, a Google está a fazer rollout da funcionalidade para os Pixel 8 Pro e 9 Pro. Os modelos regulares do Pixel 8 e Pixel 9 não têm este recurso.

3 - Alertas de terramotos e de crises

Para o terceiro tópico, saliento uma funcionalidade que devia ser obrigatória em qualquer smartphone independentemente da sua localização geográfica. Incorporado nas definições do Android, na opção Segurança e Emergência, podes encontrar os alertas de terramotos e os alertas de crise. Não foi há muito tempo em que muitos portugueses acordaram sobressaltados com um sismo de 5,3 na escala de Richter que ocorreu ao largo de Sines.

Perante o sucedido, muitos utilizadores Android receberam uma notificação no seu equipamento com informações da magnitude, da distância bem como informações e recomendações de segurança. O serviço está integrado nativamente no Android, e no caso especifico dos alertas de terramotos, o alerta é dado se o sismo for de uma magnitude igual ou superior a 4,5 na escala de Richter. Os terramotos são detetados pelo sistema de alerta precoce de terremotos ShakeAlert, desenvolvido e operado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Dessa maneira, na hora do sismo, o Android foi útil e o iPhone... ficou a dormir. Embora teoricamente todos os smartphones possam receber alertas de organizações governamentais, a realidade mostrou que o iPhone não tem esta funcionalidade de forma nativa e gratuita. A mesma lógica é replicada nos alertas de crises, onde em algumas geografias os alertas sobre desastres naturais e emergências publicas estão dependentes das instituições para o efeito. Está na hora da Apple incluir estas funcionalidades no iPhone nativamente e que funcione nas diferentes geografias.

4 - Vídeo Boost: Gravação de vídeo em 8K

Uma quarta funcionalidade presente no Pixel 9 Pro é o Vídeo Boost: Gravação de vídeo em 8K. Mas dizer que o Pixel 9 Pro grava em 8K, é um pouco simplista e redutor. O processo para obteres um video com resolução 8K não é tão simples como aparenta. Embora nas Definições da Pixel câmara esteja a opção para gravar em 8K, a realidade é que o equipamento não grava a 8K nativo. Mesmo com a opção 8K ativa, o video é gravado em FHD. Confuso? Vamos à explicação técnica!

Em primeiro lugar, grava um video com a opção 8K ativa na aplicação câmara do Pixel 9 Pro, ainda que na prática só grave em 1080p. Em segundo lugar, depois da gravação concluída, faz o backup do video para o Google Fotos. Em terceiro lugar, dentro do Google Fotos tens à tua disposição uma opção chamada otimização de video, que na prática vai fazer o upload do teu video para a cloud da Google e depois transforma esse mesmo vídeo em 8K com recurso ao upscaling.

Definições da Câmara do Pixel 9 Pro
Definições da Câmara do Pixel 9 Pro

É evidente que tudo isto é feito com recurso à Inteligência Artificial. A IA da Google vai preencher os detalhes do vídeos até que ele chegue à resolução 8K. No fim tens a possibilidade de guardar o video na resolução original em 1080p (não percebo a lógica), ou então na resolução 8K (aqui já percebo).

Uma nota importante, é que este processo pode demorar algum tempo, dependendo da duração e do tamanho do vídeo e do quão estão sobrecarregados os servidores da Google. Não é a solução mais prática, mas pelo menos consegues ter um vídeo com uma elevada resolução, com melhor detalhe e profundidade, graças à IA. Neste momento nenhum iPhone tem e não me parece que o futuro iPhone 16 venha a ter.

5 - Sensor de impressões digitais ultrassónico

Para o ponto cinco, eu gostava imenso que o futuro iPhone 16 incorporasse um sensor de impressões digitais ultrassónico, pois considero uma característica muito útil. Sendo realista, não me parece que a Apple venha a implementar um sensor de impressões digitais. Apesar do Face ID ser competente e prático, ter as duas opções disponíveis no dispositivo é uma mais valia.

Sensor de impressões digitas ultrassónico no Pixel 9 Pro
Sensor de impressões digitas ultrassónico no Pixel 9 Pro

O novo Pixel 9 tem um sensor de impressões digitais ultrassónico embutido no ecrã, junto com o reconhecimento facial. Se por acaso a Apple colocasse os dois sistemas de biometria no iPhone 16, os utilizadores simplesmente poderiam optar pelo seu preferido, ou até configurar o uso dos dois em simultâneo, como no Pixel 9 Pro.

6 - Vários utilizadores (Modo Convidado)

Uma sexta funcionalidade que o iPhone 16 deveria ter é o suporte a vários utilizadores conhecido no Android como Modo Convidado. A possibilidade de ter vários utilizadores é particularmente útil tendo em conta que por vezes as nossas crianças ou os nossos convidados para a festa cá de casa, pedem o nosso smartphone emprestado para alguma finalidade.

Vários utilizadores (Modo Convidado) no Pixel 9 Pro
Vários utilizadores (Modo Convidado) no Pixel 9 Pro

Se fores possuidor de um equipamento Android como o Pixel 9 Pro, isso é um não problema. Ativas o Modo Convidado e pronto. Quanto ao iPhone, a coisa já é mais complexa. Um iPhone sem o Modo Convidado, é um convite para que os bisbilhoteiros tenham acesso ao que não devem. Com a opção de vários utilizadores no Android, o smartphone é entregue como se estivesse acabado de configurar, restringindo o acesso a dados sensíveis e privados. Está na hora da Apple pensar em fazer o mesmo.

7- Ecrã divido (Split View)

A sétima funcionalidade que há muito o iPhone deveria ter, é o Ecrã Divido conhecido no iPad como Split View. Talvez argumentes que existem apps que te permitem ter o ecrã divido no iPhone. Honestamente, a experiência de utilização é horrível e muito limitada (apenas via browser).

O ecrã dividido no Pixel 9 Pro permite ter duas apps abertas em simultâneo
O ecrã dividido no Pixel 9 Pro permite ter duas apps abertas em simultâneo

Em abono da verdade, aplicações que prometem o ecrã dividido no iPhone, não são nada mais nada menos (e perdoem-me a expressão) um engana tolos. Nada tem a ver com o ecrã dividido que o Android tem integrado nativamente, onde podes utilizar duas apps em simultâneo independentemente de qual app seja. Será assim tão complicado adicionar o mesmo recurso do iPad no iPhone? Ou é apenas uma teimosia da gigante americana?

8- Carregamento reverso sem fios

Para fechar a lista das principais funcionalidades que gostava de ver no futuro iPhone 16, acrescento o carregamento reverso sem fios. Com o Pixel 9 Pro, podes carregar outros dispositivos compatíveis com a tecnologia Qi a 12W, como por exemplo, fones de ouvido, smartwatches, outros equipamentos Android, e imagina, até iPhones, bastando para isso colocá-los na parte traseira do Pixel 9 Pro.

Para que isso seja possível, só precisas de ir às definições da bateria no teu Pixel 9 Pro e ativar a partilha de bateria. Um recurso muito útil que o futuro iPhone 16 deveria ter para poderes dar um pequeno boost de energia extra aos teus AirPods ou Apple Watch.

O melhor dos dois mundos (Android vs iOS, a velha guerra)

Em conclusão, estas são apenas algumas das várias funcionalidades presentes no Android e no Pixel 9 Pro que eu gostaria mesmo muito de ver no futuro iPhone 16. Logicamente que há mais funcionalidades neste terminal que gostaria de ver embutidas no futuro iPhone 16. Mas neste momento, considero que esta lista é a que mais sinto falta no iPhone.

O melhor dos dois mundos, Android vs iOS

É certo e sabido que todas elas dificilmente chegarão ao iPhone, pelo menos a esmagadora maioria. Tendo isso em mente, o melhor que posso fazer, e que quero fazer, é usufruir do melhor dos dois mundos. Desse modo, e para evitar a velha guerra, Android vs iOS, (embora eu até goste) vou aproveitar o melhor que este Pixel 9 Pro oferece, utilizando-o em conjunto com o melhor que o iPhone oferece.

E tu, que já me acompanhas no mundo da blogosfera tecnológica, sabes perfeitamente que não consigo prescindir do Android nem do iPhone. Alías, estes dois equipamentos convivem muito bem entre eles nas minhas mãos, e assim continuará a ser. Quanto a ti, se és um utilizador de iPhone, mas gostavas de usufruir de algumas funcionalidades presentes no Pixel 9 Pro, inexistentes no iPhone, porque não experimentas um dos mais recentes modelos do Pixel 9?

Mais conteúdo a ver no iFeed:

Ajuda o iFeed a crescer partilhando este artigo nas redes sociais!
O link foi copiado!

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...
Pedro Henrique Carvalho / / 5 minutos de leitura

iPhone 16 é oficial. Conhece os novos smartphones da Apple

Pedro Henrique Carvalho / / 4 minutos de leitura

Novos Apple iPhone 16: Preço em Portugal e data de chegada

André Fonseca, Samuel Pinto / / 2 minutos de leitura

AirPods Max atualizados (finalmente!) - USB-C e novas cores são destaque

Samuel Pinto / / 4 minutos de leitura

AirPods 4: Apple lança pela primeira vez dois modelos inéditos