Futuro do Apple Watch? Rumores apontam para um design em vidro

Futuro do Apple Watch? Rumores apontam para um design em vidro

Os rumores de que a Apple possa, um dia, apresentar um dispositivo com uma estrutura 100% em vidro não são recentes. Na verdade, essa ideia foi defendida e perseguida pelo antigo Chief Design Officer da Apple, Jony Ive, que ambicionava ver um iPhone esculpido em vidro.

Embora este sonho nunca se tenha materializado, surge agora um novo rumor de que a Apple poderá dar um passo importante nessa direção.

Apple Watch futurista, com estrutura de vidro

De acordo com a conta Instant Digital na Weibo, a gigante de Cupertino poderá estar a trabalhar num novo modelo de Apple Watch com uma estrutura em vidro, que esbate os limites entre o ecrã e a caixa do dispositivo.

Na publicação feita pelo leaker não são apresentadas quaisquer provas de que esta seja, de facto, uma intenção da Apple. No entanto, sabe-se que um relógio inteligente com estrutura em vidro e zona tátil integrada já surgiu em patentes da empresa. Isto leva-nos, inevitavelmente, a pensar num futuro onde os wearables são cada vez mais minimalistas e funcionam através de gestos.

Apesar de as patentes da Apple, registadas em 2021, não parecem indicar que este conceito faça parte dos planos da tecnológica a curto ou médio prazo, é perfeitamente plausível que já tenha sido apreciado pelas equipas de I&D.

Principais riscos e desafios

Criar um Apple Watch totalmente em vidro representa um grande salto em termos de design, mas também pode trazer inúmeros desafios e constrangimentos.

À primeira vista, o obstáculo mais óbvio prende-se com a durabilidade. O vidro pode ter um aspeto elegante e futurista, mas é mais frágil do que o titânio, o metal ou a cerâmica utilizados nos modelos atuais e anteriores do Apple Watch. Sendo um dispositivo constantemente sujeito a riscos ou quedas, a Apple teria de desenvolver e apresentar um tipo de vidro muito mais resistente do que aquele a que estamos habituados.

Por outro lado, a interação através do toque também é uma questão a ter em conta. Se toda a estrutura do relógio for feita em vidro e for sensível ao toque, a Apple terá de garantir que o dispositivo consegue distinguir com precisão o toque intencional do mero contacto acidental, como o roçar da manga de uma camisola, por exemplo.

Se a Apple conseguir resolver estes e outros desafios, um Apple Watch totalmente em vidro poderá ser perfeitamente viável e constituir um passo significativo rumo aos dispositivos futuristas.