Em 2017, a Google retirou a aplicação do seu serviço de mapas do Apple Watch. Agora, 3 anos depois, vemos retornar o Google Maps ao smatwatch mais famoso do planeta. E como uma novidade boa só pode ser superada por outra, no mesmo dia a Google anunciou melhorias para a sua aplicação de mapas no CarPlay.

No passado mês de março, com o iOS 13.4, a Apple passou a permitir no CarPlay que aplicações de navegação de terceiros aparecessem no ecrã dividido, chegando agora ao Google Maps. O dashboard do Apple CarPlay permite colocar a navegação lado a lado dos controlos de áudio, como por exemplo música ou podcasts, e notificações de calendário. Com o iOS 13, o mapa passa a aparecer à esquerda, com as direções seguintes a aparecer no canto superior direito.

Fonte: 9to5mac

Por sua vez, ao Apple Watch veremos chegar em breve a aplicação Maps. Em 2017, os utilizadores de iPhone descarregavam a aplicação Google Maps para o iPhone e posteriormente utilizariam uma extensão no Apple Watch. Desta vez, a Google apostou numa aplicação dedicada para o smartwatch, que permite navegar a pé, de carro, bicicleta ou transportes públicos.

Através da aplicação, os utilizadores poderão obter estimativas do tempo de chegada, direções passo a passo para destinos guardados, ou até mesmo criar atalhos. A Google justificou o regresso da aplicação ao smartwatch pela mais valia gerada por estes dispositivos em manter os seus utilizadores conectados.

Fonte: 9to5mac

De acordo com a Google, a integração do Apple Carplay está disponível a partir do dia 10 de agosto, em todos os veículos que suportam CarPlay, globalmente. Já a aplicação para Apple Watch será lançada globalmente "nas próximas semanas".

Utilizas Google Maps ou similar? Ou preferes usar a solução de mapas da Apple? Partilha connosco na secção de comentários.