Cerca de três semanas após o lançamento do iOS 17, e mesmo estando disponível para equipamentos com até 6 anos de existência, apenas uma pequena percentagem dos utilizadores descarregou a atualização, de acordo com uma empresa de análise de dados.
Uma das principais razões para a desconfiança em relação ao novo software poderá prender-se com a necessidade da fabricante americana lançar 3 novas atualizações nas 3 semanas desde o lançamento do grande update para corrigir bugs.
Uma das grandes vantagens das atualizações do iOS em relação ao Android é a disponibilização ampla e imediata do sistema operativo para cada modelo recente da gigante da maçã, enquanto que a Samsung e outras empresas levam mais tempo para modificar as atualizações que a Google apresenta. Muitos dispositivos Android recebem poucas ou até nenhuma atualização.
Todavia, tal disponibilização imediata também influencia negativamente a estabilidade do sistema operativo, o que causa alguma desconfiança por parte dos utilizadores. Muitos têm optado por manter versões posteriores do iOS 16 antes de optarem pela iOS 17.
iOS 17 tem tido pouca adesão
De acordo com a Mixpanel, no total, 23,1% dos utilizadores estão a usar uma das 4 versões do iOS 17. Em contraste, 42% dos iPhones ainda têm uma das duas últimas versões do iOS 16, em especial o iOS 16.6.1.
Estes números tornam-se ainda mais discrepantes se tivermos em conta que uma percentagem significativa dos dispositivos com o iOS 17 instalado é composta pelos modelos do novo iPhone 15, que foi lançado já com a atualização previamente instalada.
Se, por um lado, os utilizadores mais reticentes ainda não podem utilizar as novas funcionalidades, como os cartazes de contacto, as mensagens de vídeo no FaceTime, o corretor automático mais inteligente ou o NameDrop, por outro, não têm que lidar com bugs recorrentes e uma duração de bateria reduzida em equipamentos mais antigos (a qual, entretanto, já deverá ter sido corrigida pelo iOS 17.0.3, lançado na semana passada).
A realidade é que esta desconfiança mostrada em relação à atualização do sistema operativo não é de agora e tem crescido ao longo dos anos. Por exemplo, de acordo com a Mixpanel, 18 dias após o lançamento do iOS 16, no ano passado, a adoção estava nos 29% e só passados quatro meses é que chegou aos 70%.
A crescente relutância dos últimos anos é ainda demonstrada pelo seguinte: em 2018, dois meses após o lançamento do iOS 12, já 75% dos iPhones tinham a atualização instalada.
E tu, já descarregaste o iOS 17? Fala connosco nos comentários!
Tens todas as novidades da Apple aqui no iFeed:
Deixa o teu comentário