A Apple já está a preparar o lançamento de um novo iPad Pro, que será equipado com o processador M5 e um ecrã OLED. A informação é avançada pelo site ZDNet Korea, que revela que a Samsung Display e a LG Display já iniciaram a produção em massa dos novos painéis, um passo que é fundamental para assegurar a disponibilidade atempada do dispositivo.
Tecnológica continua a apostar em ecrãs OLED no iPad Pro
Depois de ter estreado os ecrãs OLED nos modelos de iPad Pro lançados em 2024, a Apple continua a apostar nesta tecnologia para proporcionar imagens mais vibrantes, pretos mais profundos e uma maior eficiência energética.
No ano passado, a Samsung forneceu os painéis OLED de 11 polegadas, enquanto a LG ficou responsável pelos de 13 polegadas. Este ano, porém, ambas as fabricantes partilharão a produção dos painéis de 11 e 13", numa estratégia que visa diversificar a cadeia de fornecimento da Apple e reforçar a adoção da tecnologia OLED entre os seus parceiros.
A médio prazo, esta tendência deverá estender-se a outros modelos de iPad. Segundo os mesmos relatórios, a Apple tem planos para equipar o iPad mini com o ecrã OLED em 2026 e o iPad Air em 2027, reforçando a transição gradual de toda a linha para esta tecnologia de ecrã.
iPad Pro terá design semelhante, mas melhorias no desempenho
A Apple introduziu algumas alterações no design da geração atual do iPad Pro, que visaram tornar o dispositivo mais fino e leve. A par destas, integrou ainda o processador M4 e suporte para o Apple Pencil Pro.
No entanto, os modelos que devem ser lançados em outubro deste ano, poderão apresentar alterações mais discretas. A principal novidade será, possivelmente, a introdução do chip M5, produzido com a mais avançada tecnologia de fabrico da TSMC, baseada num processo de 3 nanómetros. Esta atualização promete ganhos relevantes ao nível do desempenho e da eficiência energética, ainda que o design permaneça praticamente inalterado.
Entre as poucas alterações estéticas esperadas, destaca-se a possível reorientação do logótipo da Apple na parte traseira do dispositivo, que poderá passar para uma posição horizontal. Esta mudança pretende refletir o uso cada vez mais comum do iPad Pro no modo paisagem, principalmente quando é utilizado com o teclado.