Nas últimas semanas, graças à iServices, tive a oportunidade de usar o iPhone 13 Pro como o meu smartphone principal. E, para ser sincero, não poderia estar mais satisfeito. Foi realmente interessante perceber que é possível utilizar um equipamento com cerca de 4 anos e ainda assim ter uma experiência fantástica.
De facto, seja pela sua velocidade, pelo ecrã, autonomia ou pela qualidade das câmaras fotográficas, o seu desempenho ficou acima das minhas expectativas. É importante mencionar que o meu telefone atual é mais recente, mas o iPhone 13 Pro ainda atende (muito) bem às necessidades graças às suas funcionalidades e à compatibilidade com o iOS 18, lançado no final do ano passado.









#shotoniphone13pro
A verdade é que, quando começas a pensar em usar um iPhone 13 Pro, isso significa que continuas a ter uma grande maioria de recursos dos iPhones mais recentes.
Isto é, o iPhone 13 Pro apresenta um ecrã OLED de alta qualidade, com taxa de atualização variável até 120 Hz, garantindo uma experiência fluida e agradável, bem como a possibilidade de desbloqueares o equipamento de forma segura através do Face ID.
Por outro lado, este modelo destaca-se também por ter três lentes traseiras, que permitem fotografar praticamente tudo o que quiseres — um tema sobre o qual falaremos mais à frente. Por outro lado, conta com o processador A15 Bionic, que, apesar de não ser o mais recente, continua a oferecer um desempenho excelente, sendo mais do que suficiente para qualquer tarefa do dia a dia, desde tirar fotografias e editar vídeos até trabalhar, se for o caso.
Outro ponto importante é a autonomia da bateria, que, segundo a Apple, pode chegar a cerca de 22 horas. Na prática, é mais do que suficiente para um dia inteiro de utilização sem grandes preocupações. Quanto ao armazenamento, tens opções que variam entre 128GB e 1TB, o que cobre perfeitamente qualquer necessidade.

Como referi antes, no que concerne às suas câmaras, a principal característica das câmaras do iPhone 13 Pro são as três lentes de 12 megapixels na traseira, o que o torna o último modelo da Apple com esta configuração. Embora modelos mais recentes tenham câmaras de 48 megapixels – quer principal ou ultra grande-angular –, a qualidade das fotos capturadas com o iPhone 13 Pro continua impressionante.
Em situações de pouca ou muita luz, seja no interior ou ao ar livre, os resultados foram claros, elegantes e, acima de tudo, versáteis. O telefone permite explorar diferentes modos de fotografia, como o Live Photos, que captura pequenos vídeos ao longo do momento fotográfico, e o modo RAW, que oferece maior flexibilidade para edição.
A única limitação que notei foi ao fazer recorte ao editar fotos, onde a resolução de 12 megapixels pode revelar alguma perda de qualidade – ao contrário do que acontece nos modelos mais recentes da Apple.
Contudo, para quem não se preocupa tanto com a questão dos megapixels ou não planeia imprimir fotos em tamanhos gigantes, isso não será um problema. Além das câmaras, outros aspetos do iPhone 13 Pro também impressionam, como referido anteriormente.








#shotoniphone13pro
Se tens um modelo mais antigo e não queres gastar demasiado num equipamento recém-lançado, o iPhone 13 Pro continua a ser uma excelente escolha. E claro, podes comprá-lo recondicionado na iServices.
Não só estás a optar por um equipamento mais económico para a tua carteira, como torna a tua escolha mais ecológica e consciente. É como se nunca tivesse deixado de usar o meu telefone atual para passar a usar um modelo ligeiramente mais antigo – e isso é algo bastante valioso.
A Apple é conhecida por conseguir entregar um tempo de vida bem longo aos seus equipamentos. E no caso do iPhone 13 Pro essa perceção aplica-se inteiramente. Daí que, se tens um equipamento Android, ou um iPhone antigo, poderás muito bem optar por um equipamento como este numa loja iServices.
No geral, o iPhone 13 Pro continua a ser, em 2025, uma excelente escolha para quem procura um equipamento Apple de alta qualidade, mas a um preço mais acessível face aos modelos mais recentes. Apesar de já ter alguns anos, mantém-se uma opção extremamente relevante, combinando desempenho, funcionalidades avançadas e o design premium característico da Apple.
O iFeed não te deixa perder nenhuma novidade da Apple: