iPhone 14 está a confundir passeios de montanha-russa com acidentes graves de automóvel...

Um bug no mínimo caricato. 😬
Escrito por Daniel Pinto e
2 mins de leitura
iPhone 14 está a confundir passeios de montanha-russa com acidentes graves de automóvel...
Photo by Gabriel Valdez / Unsplash
Publicidade
Publicidade

Uma das funcionalidades evidenciadas pela Apple durante o evento de apresentação dos novos iPhones, foi o novo sistema de Deteção de acidente que, como o próprio nome indica, deteta desastres de automóvel graves e estabelece contacto com o 112 e outros contactos de emergência para garantir que o utilizador é prontamente socorrido. O iPhone recorre a vários sensores incluídos no telefone e a algoritmos desenvolvidos pela fabricante para conseguir detetar estas situações em tempo real.

Contudo, este sistema está a ser já alvo de críticas por parte dos utilizadores, uma vez que é acionado sempre que o portador de um iPhone decide andar numa montanha-russa. A informação avançada pelo The Wall Street Journal, dá conta que os sensores confundem as voltas, curvas e frenagens de uma viagem numa atração do parque de diversões com uma emergência real.

A Apple lançou a Deteção de acidente não só com os novos iPhones 14 e 14 Pro, assim como com o Apple Watch Series 8, SE e Ultra. Os equipamentos recorrem a um acelerómetro de força-g elevada, a um giroscópio, a um barómetro e ainda ao microfone e a algoritmos para detetar que o utilizador sofreu um acidente e acionar o serviço de emergência, após 20 segundos.

Quando a ligação com o 112 é estabelecida, o dispositivo reproduz uma mensagem de áudio que alerta as autoridades de que o utilizador teve um acidente e fornece a respetiva localização. No caso do Apple Watch, a notificação só acontece se a pessoa em questão possuir o iPhone no momento ou se o relógio estiver ligado a uma rede móvel ou Wi-Fi.

Podes ouvir aqui um exemplo da Deteção de acidente em funcionamento durante uma viagem de montanha-russa:

Com esta nova informação, talvez não seja prudente usar o iPhone enquanto andas nos carrinhos de choque ou numa montanha-russa. Se ainda assim quiseres levar o equipamento contigo, podes optar por colocar o telefone no modo avião ou simplesmente desativar o recurso.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo