A poucos dias da apresentação dos iPhone 16 e 16 Pro, vale lembrar que, para muitos, o iPhone 16 Pro Max será o smartphone escolhido para comprar no ano de 2024. Contudo, fica a pergunta do por que é que o modelo mais bem sucedido é, também, o mais caro.
De facto, a probabilidade de assim o ser mantém-se mesmo com o aumento dos preços dos smartphones de alta gama. Aliás, tem tudo que ver com uma panóplia de razões pelas quais os consumidores continuam a comprá-los, apesar do custo elevado.
Com base no aspeto psicológico, os consumidores diferenciam-se e segmentam-se de modos vários, explicando assim a existência de diferentes segmentos de mercado. Porém, dada a evolução tecnológica, por exemplo, é cada vez maior a adoção da compra de smartphones cada vez mais completos para tudo aquilo que os consumidores esperam deles. Telefones que são a tua câmara, carteira, GPS, coluna de música, e tudo mais!
É essa, em parte, a razão do sucesso do iPhone 16 Pro Max face aos outros três modelos que serão apresentados no dia 9 de setembro.
Os fatores que impulsionam a tendência da procura por equipamentos premium no mercado de smartphones tem, em parte, que ver com as ofertas de troca de equipamento ano após ano. Estes deals são cada vez mais frequentes e induzem o consumidor a trocar de equipamento frequentemente. Facilitam a atualização dos consumidores para modelos mais novos, enquanto a popularidade de dispositivos complementares, como smartwatches e earbuds, adiciona valor ao ecossistema.
Por outro lado, há ainda a questão de, cada vez mais, ser mais acessível a compra de equipamentos como o iPhone 16 Pro Max através de campanhas de financiamento. Ou seja, com pagamentos parcelados.
Dessa forma, até aqui, não só se pode dizer que o iPhone 16 Pro Max venha a ter mais sucesso pelo fator tecnológico, mas também financeiro – que é cada vez mais facilitado, iludindo o valor real que é pedido por este.
iPhone 16 Pro Max tem várias razões para chegar ao sucesso...
Finalmente, somando-se essas duas realidades, fica o facto de a utilidade aumentada dos smartphones também contribui para o aumento dos preços, uma vez que o valor figurativo entregue pelos equipamentos é superior. Isto permite, à Apple neste caso, cobrar cada vez mais por um iPhone, como é o caso do modelo 16 Pro Max.
E é verdade também que os consumidores estão dispostos a investir nesse equipamento em vez de noutro mais barato. Porquê? Porque o iPhone 16 Pro Max, por ser “o melhor”, também oferece a ideia de que durará mais do que qualquer outro, fazendo dele um melhor investimento.
Ora, o iPhone 16 Pro Max é, portanto, mais apetecível para o consumidor – dado que é, até lançamento do seu sucessor – o melhor do mercado. É benéfico para a Apple porque é neste que se encontra a maior margem de lucro. E é ótimo para os retalhistas que conseguem oferecer condições suficientemente atrativas para que os consumidores escolham trocar o telefone mais vezes do que menos.
Por essas razões, o iPhone 16 Pro Max tem tudo para ser o mais bem sucedido dos quatro modelos que serão apresentados no dia 9 de setembro.
Queres saber tudo e mais alguma coisa sobre a Apple? Fica pelo iFeed:
Deixa o teu comentário