A Apple prepara-se para dar mais um salto significativo na fotografia móvel com o iPhone 17 Pro. De acordo com informações partilhadas pelo MacRumors, obtidas através de uma fonte anónima, os modelos topo de gama deverão estrear um zoom ótico de até 8X - quase o dobro do que é atualmente possível no iPhone 15 Pro Max ou nos iPhone 16 Pro, graças à sua nova câmara telefoto de 48MP.
Excelentes notícias para quem é fã de iPhoneography!
Para quem fotografa ou grava vídeos com frequência, esta evolução representa um reforço importante. Seja para captar vídeo num concerto ou simplesmente fazer zoom numa paisagem distante, este novo nível de ampliação vai mudar a experiência para muitos utilizadores.

Mas há mais: a Apple também estará a desenvolver uma nova aplicação de câmara "Pro", pensada para quem leva a fotografia (ou vídeo) mais a sério. Imagina algo com mais controlo manual, à semelhança do que já existe em apps como Halide ou Filmic Pro, mas com o selo oficial da Apple. E há até rumores de gravação em simultâneo com a câmara frontal e traseiras - excelente para quem faz vlogs ou esse tipo de conteúdo com o iPhone.
Tudo ótimo até agora, certo? Pois… entra o famoso "mas".
Todos sabemos que o controlo de câmara introduzido com os iPhone 16 não é um recurso consensual e sinceramente, eu sou dos que não só não lhe encontra utilidade como até me atrapalha.
Pois bem, se és da mesma opinião que eu e esperavas a Apple retirá-lo da nova geração, podes esperar sentado... e de perna cruzada! Porque segundo a mesma fonte, a Apple não só vai manter a aposta no controlo da câmara, como a vai reforçar com mais um botão físico dedicado à mesma, desta vez no topo do dispositivo.
Se se confirmar, teremos alegadamente dois botões para a câmara no iPhone 17 Pro, para aceder a mais funções.
Será certamente um dos elementos mais discutidos deste novo iPhone e não pelos melhores motivos...
E porque tudo isto não passam de rumores, certo é que a apresentação dos iPhones 17 está mesmo ao virar da esquina, falta por isso pouco tempo até percebermos o que é real e o que fica pelo caminho. Até lá, os rumores não vão abrandar e claro, o iFeed vai continuar a acompanhar tudo ao detalhe, para que não percas pitada.