Uma ferramenta que certamente todos nós já utilizamos nos nossos iPhones é a captura de ecrã, vulgarmente conhecida como screenshot. Seja para ilustrar alguma funcionalidade nova ou partilhar um conteúdo com alguém, é inegável a praticidade que esta opção nos traz.
Contudo, há determinadas alturas em que surge a necessidade de capturar, de uma só vez, uma página web completa, um PDF, um email ou até mesmo uma nota, em vez de fazer vários screenshots e juntar todos no final. Ora, tal situação é passível de ser feita num iPhone, e vamos passar a explicar como.
Importa antes mencionar que a captura de uma página inteira gera um ficheiro PDF, e apenas está disponível em certas aplicações nativas do iOS, tais como o Safari, as Notas e o Mail.
Os passos a seguir são:
- Faz uma captura de ecrã normal (pressiona home + power ou volume para cima + power, conforme o teu iPhone possua ou não Face ID);
- Toca na pré-visualização que surge no canto inferior esquerdo;
- Escolhe a opção "Página inteira" (esta opção apenas surge em aplicações e conteúdo compatíveis);
- Podes prever ou editar as páginas a teu gosto, como normalmente;
- No final toca em "OK" no canto superior esquerdo, e guarda o resultado.
Como vês, esta operação é simples mas o resultado carrega extrema utilidade. É pena o resultado gerado estar limitado apenas ao formato PDF, era preferível termos a opção de escolher entre PDF e JPEG ou PNG, por exemplo... Para isso teremos de recorrer a aplicações de terceiros, como a Picsew ou a Tailor.
O que achas desta funcionalidade? Já a conhecias? Partilha connosco a tua opinião!
Deixa o teu comentário