Logitech MX Master 3 para Mac: Em equipa vencedora, não se mexe

Logitech MX Master 3 para Mac: Em equipa vencedora, não se mexe

Nos últimos dias, estive a experimentar o MX Master 3 para Mac da Logitech. Vê aqui a minha opinião sobre este produto.

Joana Cabral
∙ 5 minutos de leitura

No universo de dispositivos Apple, há uma imensidão de produtos periféricos que podes encontrar. No entanto, muito ficam aquém da qualidade e eficiência que a Apple nos habitua com os seus periféricos nativos. Possivelmente, uma das poucas exceções que podes encontrar, é relativa à Logitech como um todo.

Hoje, trago-te em particular a terceira edição do Logitech MX Master, exclusiva para Mac. Pensando em tal, esta é uma versão do rato topo de gama da Logitech em Cinzento Sideral, para complementar a tua linha da Apple de forma infalível.

Logitech MX Master 3 para Mac
Logitech MX Master 3 para Mac

Unboxing e primeira impressão

Apesar de nenhuma experiência neste campo se conseguir equiparar à dada pela empresa da Maçã, a Logitech é, para mim, das poucas empresas que mesmo assim se pode dar ao luxo de se poder verdadeiramente comparar.

Dentro da caixa, além do rato e panfleto rotineiro de garantia, contas também com um cabo USB-C para USB-C: sim, o MX Master 3 para Mac possui uma porta USB-C, uma atualização relativamente ao seu irmão mais velho, MX Master 2; e difere do seu irmão ao ser expedido com este cabo; ao invés de um USB-A para USB-C.

A localização da entrada USB, em comparação a alguns dispositivos nossos conhecidos, é muito útil, permitindo que possas utilizar o MX Master mesmo quando está em carregamento.

Experiência

De quem utilizou, até então, o Magic Mouse de primeira geração, a primeira diferença óbvia foi o tamanho. É maior, sim, mas percebes rapidamente que é mais ergonómico e que, apesar do tamanho, te assenta perfeitamente na mão. Não tenho uma mão muito grande, mas consigo chegar facilmente a todos os botões, a que me habituei com facilidade. Neste momento, sinto mais problemas em regressar a um rato mais pequeno do que senti a habituar-me a este. O design, apesar de muito bem conseguido, não foi pensado para canhotos, com o local de descanso do polegar à direita do rato.

A roda de scroll electromagnética MagSpeed é, efetivamente, extremamente silenciosa: se não estiveres a olhar para o ecrã ou para o MX Master mesmo, não notas sequer que o estás a utilizar.

Vista superior do MX Master 3 para Mac
Vista superior do MX Master 3 para Mac

É o único modelo da linha MX Master sem conector USB, o que te deixa mais uma porta livre no teu computador. Sei que, para muitos, o problema aqui reside em perderem conexão, mas não tenho dado conta de tal - mesmo a projetar do meu Macbook para a Smart TV em que levo comigo apenas o MX Master.

No tempo em que o utilizei, não tive nunca de o recarregar - o que difere bastante do meu teclado por Bluetooth de outra marca conhecida, que tenho de carregar frequentemente. No site, falam que a duração de bateria irá até 70 dias. A ser verdade, então ao longo de 365 dias, não terás que recarregar muito mais que 5 vezes.

Botões e mais botões

Vista lateral do MX Master 3 para Mac
Vista lateral do MX Master 3 para Mac

A primeira coisa que ressalta à vista é definitivamente a quantidade de botões, integrada no design de forma eficiente. Tens um local onde pousar cada parte da tua mão, sem sentir desconforto, e acessível a todos os atalhos. O botão inserido na base do polegar é extremamente útil para alguém que estava habituada a gestos no Magic Mouse e no próprio trackpad de MacBooks.

Além do típico botão à esquerda e direta, e da roda de scroll magnética, tens também outra roda para fazer scroll na horizontal - ou outra ação que queiras - e ainda botões para voltar atrás ou avançar para a página seguinte.

A beleza neste dispositivo é que são todos configuráveis. Mesmo não oferecendo uma boa experiência ergonómica para canhotos, estes poderão tentar utilizar, uma vez que podem até alterar entre o botão esquerdo e direito. Tudo pode ser alterado na aplicação da Logitech, chamada Logi Options.

Há muitas aplicações conhecidas que já trazem ações para cada botão do rato predefinidas, mas que podes alterar a qualquer momento, dependendo do teu gosto e utilização. Por exemplo, a roda de scroll horizontal vem, por defeito, programada para alterar o tamanho de brush no Photoshop, mas pessoalmente prefiro muito mais poder ir ajustando o ecrã de trabalho quando estou a fazer um trabalho minucioso que envolve muito zoom.

Dois computadores em simultâneo


O botão por baixo do MX Master, para mudar entre dispositivos, é extremamente útil. Podes adicionar até 3 dispositivos. Pessoalmente, tenho utilizado no meu Macbook e no meu iPad Pro, e quer o emparelhamento, quer a troca entre dispositivos são ambos muito rápidos. A Logitech oferece-te a possibilidade de Flow: utilizar simultaneamente em dois computadores, e interagir com conteúdo presente em ambos à distância de um clique de rato.

Não tive oportunidade de experimentar esta funcionalidade, uma vez que só possuo um computador. Se és alguém que tem mais de um computador, e já teve demasiadas dores de cabeça a ter apenas um periférico, o MX Master resolve-te o problema. A sua tecnologia Flow permite que definas um esquema de dois ecrãs para poderes saltar rapidamente entre ambos os computadores, até copiando e colando conteúdo entre os dois.

Pensamentos finais

Esta é uma versão da linha da Logitech com algumas melhorias - não extremamente evidentes, mas não deixam de ser melhorias! Se és alguém que possui o modelo anterior, então alterar poderá ainda não justificar-se, mas se utilizas outro modelo de rato e procuras um mais completo, com possibilidade de emparelhar e interagir simultaneamente com dois computadores, se trabalhas num programa com muitos detalhes e que ter mais atalhos na palma da tua mão te vai facilitar a vida, então não procures mais, o Logitech MX Master 3 para Mac é a tua melhor opção.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.