À medida que nos aproximamos do evento de divulgação dos iPhones 17, surgem novas informações que sugerem alterações substanciais nestes dispositivos. Falo concretamente dos iPhones 17 Pro e 17 Pro Max.
De acordo com um novo rumor partilhado pelo leaker Majin Bu, estes modelos deverão estrear uma nova disposição das câmaras, que, consequentemente, originará uma nova alteração na posição do logótipo da Apple no painel traseiro em seis anos.
iPhone 17 Pro design: logo moves lower.
— Majin Bu (@MajinBuOfficial) June 28, 2025
Here's why
Full Article:https://t.co/xeC6d0oBeN pic.twitter.com/Q8QwkT56IL
Bu refere que a empresa de Cupertino planeia introduzir uma "barra de câmara" na parte superior traseira do iPhone 17 Pro e 17 Pro Max, que se estenderá por quase toda a largura do equipamento. Esta nova configuração obrigaria a tecnológica a deslocar o logótipo da maçã mais para baixo, para que fique devidamente centrado na parte inferior (abaixo do novo sistema de câmaras).
Embora não haja confirmação oficial por parte da Apple, uma empresa especializada na produção de capas para iPhone já terá confirmado a alguns órgãos de comunicação social que está a preparar modelos adaptados a este novo design.
Eis uma ilustração do alegado novo posicionamento do logótipo da Apple:

A última vez que a marca mudou a localização do seu logótipo foi em 2019, com o lançamento dos iPhones 11. Nesse ano, a Apple centrou a sua maçã e eliminou a palavra "iPhone" da traseira. Essa mudança coincidiu com a introdução de um novo design da câmara dos modelos.

Os iPhones 17 Pro e Pro Max poderão, assim, passar por uma das maiores alterações estéticas na parte traseira desde essa altura. O novo sistema de câmaras deverá manter as três lentes do lado esquerdo, mas deslocar o flash e o sensor LiDAR para o lado direito, criando uma estrutura mais ampla e simétrica.
Além disso, Bu também já afirmou que os modelos Pro poderão incorporar um sistema de arrefecimento por câmara de vapor. No entanto, esta informação foi avançada com menor certeza, uma vez que o design da tecnologia ainda estará em desenvolvimento e enfrenta alguns desafios técnicos.