Musk ameaça banir dispositivos Apple das suas empresas - tudo por causa da Apple Intelligence

Musk ameaça banir dispositivos Apple das suas empresas - tudo por causa da Apple Intelligence

2 minutos de leitura

O novo iOS 18 foi apresentado pela Apple durante a WWDC 2024 e trouxe consigo várias novidades. No entanto, aquelas que todos esperavam ficaram para o fim, onde a empresa norte-americana focou a sua atenção na nova Apple Intelligence – o nome dado pela equipa de Tim Cook à chegada de Inteligência Artificial aos equipamentos da maçã. 

Contudo, e como não poderia deixar de ser, as mais recentes features que envolvem inteligência artificial levantaram dúvidas acerca da privacidade de dados que a Apple será capaz de reter. E aqui, o destaque em todo o X (antigo Twitter) foi o próprio dono, Elon Musk. 

Apple Intelligence com ChatGPT associado é a preocupação de Elon Musk...

A integração com o ChatGPT para gerar imagens e assistir em momentos de escrita de conteúdo foram os primeiros aspetos a criar discórdia por parte de Elon Musk. Afinal, a Apple acabou por confirmar de modo subtil que, para já, não acredita que a Siri por si só seja capaz de colmatar todas as questões no que respeita à inteligência artificial por ela fornecida. 

Elon Musk expressou fortes preocupações sobre a integração com a OpenAI. Descreveu esta tomada de decisão por parte da Apple como um risco significativo de segurança e ameaçou proibir o uso de dispositivos Apple nas suas empresas, incluindo a Tesla, SpaceX e X (Twitter). 

Para além disso, e num tom um pouco dramático, Musk afirmou ainda que os visitantes e parceiros das suas empresas teriam de entregar os seus telemóveis Apple à chegada. A verdade é que o alarmismo de Elon Musk acabou por contagiar o X de uma forma abrangente, mas vale a pena lembrar que o mesmo se pode dever ao facto deste ser diretor da xAI, uma concorrente direta à OpenAI, que detém o ChatGPT. 

Embora o ChatGPT esteja de facto integrado no iOS 18, esta funcionalidade só é ativada com o consentimento explícito do utilizador. A diferença em relação a descarregar a aplicação do ChatGPT da App Store é mínima, oferecendo principalmente um acesso mais conveniente. 

Atualmente, os utilizadores podem aceder às funcionalidades do ChatGPT dentro do iOS utilizando a versão gratuita do ChatGPT-4. Pelo que, o caso não será muito distinto a partir da distribuição do iOS 18. Tudo depende daquilo que o utilizador pretende com o uso dos recursos do GPT e de quão à vontade se sente no que respeita à partilha dos seus dados. 

Dada a forte dedicação da Apple à privacidade e segurança, espera-se que os clientes empresariais possam desativar as funcionalidades do ChatGPT e Apple Intelligence utilizando os controlos padrão de MDM (Mobile Device Management). 

Veremos o que acontecerá a partir daqui. Como referido, a Apple foi extremamente cautelosa no que respeita à privacidade dos dados dos seus utilizadores na utilização da tecnologia Apple Intelligence. O mesmo deverá passar-se se os mesmos optarem por usá-la com apoio do ChatGPT.

Com efeito, para saberes tudo e mais alguma coisa sobre as novidades do iOS 18, iPadOS 18, macOS Sequoia e restantes sistemas operativos, vê o vídeo presente neste artigo. Subscreve o canal de YouTube do iFeed para que não percas nada acerca da Apple em português.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Ajuda o iFeed a crescer partilhando este artigo nas redes sociais!
O link foi copiado!

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...
Pedro Henrique Carvalho / / 2 minutos de leitura

iPhone 17 Pro - Rumores: Vai a Apple desistir do titânio?

André Fonseca / / 1 minuto de leitura

A transformar vidas: AirPods Pro 2 em destaque no anúncio de Natal da Apple

André Fonseca / / 3 minutos de leitura

Qual o melhor iPhone a comprar em 2024?

André Fonseca / / 4 minutos de leitura

iPhone 16: ajudamos-te a escolher o melhor modelo para ti