O Devolo Mesh WiFi 2 resolveu os meus problemas de internet

O Devolo Mesh WiFi 2 resolveu os meus problemas de internet

Quando há problemas de WiFi em casa, as soluções da Devolo apresentam-se como sendo das mais eficazes.

Nuno Rocha
∙ 5 minutos de leitura

Cansado de ter o escritório montado na mesa da sala, comecei a planear passá-lo para um dos quartos disponíveis cá em casa. Bem, na verdade a mulher estava mais cansada do que eu de ver a toda aquela parafernália espalhada pela mesa e cadeiras da sala.

Tomada a decisão, por mútuo acordo, de montar o meu espaço (AKA my Cave) num dos quartos, passamos à fase seguinte, o orçamento e a logística. Do orçamento nem vale a pena falar porque naturalmente tenho o dom de gostar sempre das coisas mais onerosas mesmo sem ver os preços à partida.

Surge então o principal problema logístico, como levar internet até ao ponto mais distante do router? É verdade, o mútuo acordo só foi possível para esse local, mas o sinal WiFi lá, com o equipamento da NOS é só quase inexistente. Atenção que estou a falar de um apartamento de tamanho médio.

Depois de alguma pesquisa e ponderação a solução que me pareceu mais oportuna foi usar um produto Devolo.

Depois de me aconselhar com alguns amigos pareceu boa ideia montar uma rede Mesh em casa, já que noutras divisões, como as casas de banho, o sinal WiFi do router da NOS, apesar de suportável, não era o ideal. Todos sabemos como é importante ter bom WiFi nas casas de banho de casa, certo?

O que é uma rede Mesh?

Não sou técnico por isso não vou estar aqui com demasiados rodeios, para explicar uma coisa que vocês podem pesquisar no vosso motor de pesquisa favorito.

Então, de forma sucinta e nada técnica, uma rede Mesh consiste em espalhar pela casa dispositivos (neste caso Devolo Mesh WiFi 2) que se ligam entre si e espalham o mesmo sinal WiFi pela casa, formando uma espécie de teia ou malha daí o nome Mesh. Um destes dispositivos tem que estar ligado ao router principal, no meu caso o da NOS, e o segredo é que depois de configurada a rede WiFi espalhada pela casa tem sempre o mesmo nome. Depois o smartphone, computador, ou qualquer outro equipamento vai escolher automaticamente qual o melhor Devolo Magic 2 a ligar, sem intervenção humana. Ou seja, vais andar pela casa e o teu equipamento vai trocando de ponto de ligação sem que dês por isso.

Exemplo de como funciona o Devolo Mesh WiFi 2
Exemplo de como funciona o Devolo Mesh WiFi 2

A Configuração

O kit Devolo Mesh WiFi 2 é de muito fácil instalação, para além do manual em papel com língua portuguesa, presente na embalagem, a app Devolo Home Network (iOS e Android) ajuda-te na instalação do teu kit passo a passo.

Para um melhor funcionamento da tua rede Mesh, depois de tudo configurado, é aconselhável desligar o sinal WiFi do teu router da operadora e usar apenas o sinal emitido pelos Devolo. No meu caso através da app NOS Net, esse foi um processo bem simples. Cada operadora terá o seu método, mais uma vez, basta uma pesquisa no Google.

Mais ainda, podes dar à rede Mesh o mesmo nome e password que tinhas no router da operadora. A vantagem desta ação é que à partida nos equipamentos que já tinham a rede e password memorizada não terás de voltar a inserir passwords. No meu caso isso foi um grande avanço porque já haviam umas quantas lâmpadas ligadas, que teriam que ser reconfiguradas.

Se puderes recorrer à aplicação Devolo Cockpit para Mac, Windows ou Linux vais ter ainda muitas mais hipóteses de configurar as definições dos teus Devolo Mesh WiFi 2. A que usei quase de imediato foi desligar os leds do equipamento que coloquei no quarto, não sou fã de muita luz no quarto durante a noite.

App Cockpit para macOS

A Velocidade

Surpreendentemente a velocidade não só se manteve equilibrada comparativamente ao teste realizado diretamente ao WiFi do Router da operadora, com ainda conseguiu melhorar o Ping.

Contudo, o objetivo principal, se bem se lembram, era levar a internet até ao quarto mais longínquo, e pelo caminho melhorar a cobertura aqui e ali.

O objetivo foi cumprido com distinção, uma vez que agora a minha Cave tem sinal WiFi mais do que suficiente, não esquecendo que em cada Devolo Mesh WiFi 2 há ainda duas portas ethernet para ligações mais estáveis, por exemplo para a PS4 ou mesmo a Apple TV.

Resultado do teste efetuado no meu novo escritório 

Conclusão

O Devolo Mesh WiFi 2, resolveu o meu problema logístico com a ligação da internet ao quarto mais distante e pelo caminho ainda me trouxe cobertura WiFi a todos os cantos da casa.

Porém, todos estes benefícios têm um preço a pagar que no caso do kit Multiroom de três dispositivos ascende a cerca de 369 euros. Há, no entanto, que considerar que existem outros tipos de kits powerline (Mesh e outros), mais em conta, que se podem adaptar perfeitamente a cada caso.

Convém ainda referir que todos os produtos Devolo são compatíveis entre si (linha Magic 1 e 2) logo a tua rede Mesh pode ser alargada com outros dispositivos.

Como em tudo na vida a qualidade tem um preço, no caso do Devolo Mesh WiFi 2, o valor é justificado se for a solução para os teus problemas.

Para finalizar importa referir que os testes ocorreram por volta das 19h num dia de semana com o meu iPhone 12. A velocidade contratada é de até 500Mbps, que habitualmente só em condições muito ideais lá chega.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.