Partilha fotografias entre os teus dispositivos Apple com um único gesto

A Apple a ser Apple. Agarra e larga "fisicamente" as tuas fotografias entre dispositivos.

Ecossistema. Uma designação simples que toda a gente conhece. Cunhada pelo botânico inglês Arthur George Tansley em 1935, referia-se a uma relação de interdependência que os seres vivos estabelecem entre si e com o meio ambiente em que habitam.

Aplicado ao mundo tecnológico, eu diria que se trata de uma relação de interoperabilidade que os dispositivos estabelecem entre si, tornando o seus detentores cada vez mais deles dependentes nos meios em que vivem.

A Apple sabe bem como faze-lo, criando cada vez mais gamas de produtos com tipologias de utilização muito específica. Afinal, há que justificar os pesados investimentos na sua aquisição através da criação de necessidades junto dos consumidores. Mas há que, igualmente, garantir que esses produtos dão resposta a essas necessidades. E o Universal Clipboard é um dos melhores exemplos!

Que chatice era ter um iPhone ou um iPad e ter que descarregar fotografias com o cabo, iCloud ou AirDrop para o Mac. Bom, já não há necessidade disso, porque o nosso amigo "Copiar-Colar" está mesmo ali ao alcance de um gesto. E melhor ainda, podes colar essas imagens nas Mensagens, Notas, Mail, no Pages ou em qualquer app que suporte esta funcionalidade.

Para tal, terás que fazer uma brevíssima configuração, certificando-te que tens todos os teus disposivos com o mesmo Apple ID ativado. Mas estou certo que terás, porque ainda hoje acho fascinante andar a brincar com o Find My, sobretudo depois da chegada da AirTag. Terás, então, que:

No Mac

  1. Vai a Preferências do Sistema -> Geral
  2. Coloca o visto no quadrado "Permitir Handoff entre este Mac e os seus dispositivos iCloud".

No iPhone ou iPad

  1. Vai a Preferências do Sistema -> Geral
  2. Entra em "AirPlay e Handoff"
  3. Ativa "Handoff".

O gesto único

A partir do momento em que tenhas estas configurações efetuadas, estás em condições para a tal interoperabilidade permitida pelo Universal Clipboard.

Copiar

No iPhone ou iPad, prime fixamente com os três dedos em simultâneo em cima da fotografia. Surgir-te-á então um menu em que terás que selecionar "Copiar".

Ou, mais giro ainda, faz um gesto em que deslizas os três dedos, fechando-os, como se estivesses a pegar fisicamente na imagem.

No Mac é como já sabes: Command+C.

Colar

No iPhone ou no iPad, das duas uma: ou primes com os três dedos e, do mesmo modo que te surgiu o menu "Copiar", aparece-te "Colar" e selecionas.

Ou, na linha do mais engraçado e prático, colocas os três dedos juntos e afasta-los, abrindo a mão, tal como se estivesses a largar a imagem no écrã.

No Mac, Command+V.

Mas acho que este vídeo no Twitter é bem mais ilustrativo.

E pronto, com um simples gesto, "agarras" na fotografia e "larga-la" noutro sítio. Só podia ser a Apple a criar recursos tão úteis mas ao mesmo tempo tão simples de utilizar.

O que achas desta dica? Interessante, não é?