Para muitos, headphones da Beats são carta fora do baralho, quando estão no mercado à procura de uns bons headphones. E porquê? O design sempre foi extraordinário e não é por aí… Os problemas estão no preço demasiado puxado dos produtos e na qualidade de som que costumava deixar a desejar (no mercado premium, está claro) e acabava por ditar o afastamento dos clientes.

Algo que tem vindo a mudar com o tempo, porque a Apple tem mexido na linha de heapdphones da marca para ir de encontro aos avanços tecnológicos que tem feito com os seus AirPods. Nomeadamente ao nível dos processadores, que possibilitam melhorias no áudio, nas conexões wireless mais estáveis e emparelhamentos quase instantâneos.

Esta geração dos Beats Solo Pro introduz alguns novos recursos que vemos nos AirPods Pro. Ou seja, para além do Emparelhamento rápido e das melhorias que vos falei, há ainda o Cancelamento Ativo de Ruído e o modo Transparência (este último permite-nos ouvir de forma subtil o ambiente que nos rodeia).

O preço continua a ser o calcanhar de Aquiles da Beats e foi aquilo que me afastou por uns bons meses da compra destes Solo Pro, mas chegou a hora H. Queria apresentar-vos esta review e também porque estava há procura de uns heapdphones com as mesmas características dos AirPods Pro.

Pois bem, sem mais demoras, vamos à review que vai tocar nos cinco tópicos mais relevantes. São eles o design, funcionalidades, bateria, qualidade de áudio e preço.

Design

Como disse no princípio do texto, o design da Beats sempre foi extraordinário e nunca foi isso que afastou os utilizadores da compra deles. Aliás, muito pelo contrário, isso é o que os torna muito tentadores… A Beats já era, antes de ser adquirida pela Apple, uma marca bastante reconhecida pelo design dos seus produtos. Era mesmo para chamar à atenção, no final de contas, percebe-se o porquê dado ser uma marca ainda recente no mercado. Tinha de se destacar num mercado tão competitivo dominado por gigantes como a Sony e Bose.

Depois da aquisição da Apple, o design da Beats tem vindo a evoluir de forma subtil, mantendo as já elegantes linhas de design dos seus produtos, que culmina nesta nova Solo Pro, onde se nota algo completamente maduro e já inspirado pela equipa da Apple. Eles são esteticamente muito bonitos, o acabamento mate dá-lhes um toque moderno e as várias opções de cores disponíveis para compra são interessantes do ponto de vista de marketing dado que são capazes de abranger diversos tipos de clientes, dos mais jovens aos mais velhos.

Neste campo do design só me tenho a queixar do desconforto que os headphones me provocam depois de algum tempo de uso. É um mal que tenho padecido com o uso de Beats ao longo dos tempos. Nomeadamente com uns Beats Solo 2 e mais recentemente com uns Beats Studio 3. Claro que isto depende dos formatos da cabeça de cada utilizador, no meu caso, costumo sentir algum desconforto no topo da cabeça. E agora, derivado ao ANC nos fones, um bocado de pressão nas orelhas também, isto ao fim de algum tempo de uso, convém lembrar.

Note-se que eles vêm acompanhados de uma bolsa de transporte de tecido muito suave (parecido a alcântara) e que dá um jeitaço para os transportar para qualquer lado, seja na mão ou numa mochila. Um bom presente da Apple!

Funcionalidades

Os Beats Solo Pro vêm apetrechados de novas funcionalidades, uma delas nunca vista nuns headphones da marca. Como é o caso do modo de repouso que ao colocares os headphones pousados no pescoço eles são colocados em standby ou o modo ligar/desligar automático dos headphones.

A nível de funcionalidades destaco uma vez mais o cancelamento ativo de ruído, a meu ver, muito bom, embora não consigam igualar uns Bose ou Sony. O modo Transparência mostra-se muito útil quando queres ter percepção do que se passa à tua volta, não deixando de ouvir a tua música ou podcast preferido. É de destacar também o emparelhamento rápido com dispositivos da Apple, algo muito apreciado pelos utilizadores de AirPods e outros modelos Beats mais recentes.

Estes Beats Solo Pro são também compatíveis com dispositivos Windows e Android mas pecam no suporte a muitos dos recursos quando ligados a dispositivos da Apple como o de chamar a assistente Siri ou o emparelhamento rápido.

Bateria

A Apple diz que os Beats Solo Pro resistem até 22 horas com o ANC ligado e 40 horas com o ANC desligado. Nos nossos testes pudemos comprovar tempos similares aos apresentados pela marca. Significa isto que os resultados são muito bons, contudo melhorias a este nível são sempre bem-vindas!

De notar que os Beats Solo Pro carregam através de uma porta lightning (já era altura de adoptar o USB-C, Apple…) que suporta carregamento rápido que a Beats chama de Fast Fuel.  10 minutos de carga dão para 3 horas de reprodução de música, sem problema.

Qualidade de áudio

Os Beats Solo Pro são os melhores headphones da Beats a nível da qualidade de som que pude usar até à data. Eles produzem um som com graves bem controlados e fortes, médios agradáveis ​​e agudos nítidos. É importante mencionar que o som deles retém mais qualidade com o cancelamento de ruído desativado, produzindo graves mais profundos e ricos.

Preço

Os Beats Solo Pro estão á venda na Apple Store Online por 299€ mas podes encontrá-los já em baixa de preço na Amazon por 225€. Como disse em cima no texto, eles estão disponíveis numa variedade de cores: preto, marfim, cinzento, vermelho, azul-claro e azul escuro.