Adeus ao vinco? O iPhone dobrável pode mudar o jogo

Adeus ao vinco? O iPhone dobrável pode mudar o jogo

Imagina, se este rumor for real, a Apple poderá (outra vez) revolucionar uma categoria de produtos tecnológicos presentes no mercado. Com efeito, de acordo com a ETNews, a Apple está a finalizar as necessidades para os componentes que precisa para o iPhone dobrável.

Teoricamente, o processo de seleção será concluído até ao mês de abril. Ou seja, sugere que a empresa está a aproximar-se da fase de produção. E, por isso, que deverá iniciar a produção do novo equipamento na segunda metade de 2025.

De acordo com uma fuga de informação, a empresa de Cupertino decidiu que, para poder lançar um equipamento dobrável, o vinco no centro do ecrã não pode existir, sendo essa a melhor forma de diferenciar o produto dos concorrentes.

A presença desse vinco no ecrã tem sido um dos maiores desafios da tecnologia dobrável. Diversos dispositivos de marcas como a Samsung, Honor e a Google tentaram, sem sucesso, tornar essa dobra invisível. Recentemente, a Oppo apresentou um equipamento que parece reduzir a sua notoriedade, mas ela ainda está lá. Se a Apple conseguir superar este obstáculo, poderá ganhar uma vantagem competitiva significativa, algo que certamente tu, enquanto entusiasta de tecnologia, vais querer ver. 

Por outro lado, a Samsung parece ter vindo a desenvolver o ecrã especificamente para a Apple desde o ano passado, apoiada pela sua experiência como pioneira na produção em massa de ecrãs OLED dobráveis. Para complementar, a Corning deverá ser a fornecedora do vidro ultrafino (UTG) que cobre o ecrã, enquanto a Amphenol (empresa que trabalha nas dobradiças dos MacBook Pro), está na corrida para fornecer o mecanismo crucial. 

A parte menos positiva, infelizmente, é que o equipamento só deverá ser anunciado em setembro de 2026. E, quem sabe, se será lançado no mesmo ano ou, em contrapartida, apenas chegará ao mercado já no início de 2027. 

Rumores recentes sugerem que o dispositivo poderá ter um ecrã exterior de 5,49 polegadas e, quando aberto, um ecrã interior de 7,74 polegadas, ambos com aspect-ratios sem precedentes. Agora é uma questão de esperar (e bem), pelo equipamento da Apple. 

Quem sabe se até lá alguma outra fabricante consegue colocar no mercado um produto que faça concorrência ao terminal da Apple. Muito provavelmente, não acontecerá.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed: