Será que os rumores sobre o adeus do iPhone mini estão certos?

Novo rumor vem agitar as águas no mar de certezas que era o alinhamento de novos produtos que a Apple se prepara para apresentar em setembro.
Escrito por André Fonseca e
2 mins de leitura
Será que os rumores sobre o adeus do iPhone mini estão certos?
Publicidade
Publicidade

Estamos a poucas semanas do próximo evento da Apple e uma nova informação vem baralhar grande parte das expectativas. Evan Blass, famoso por revelar com alguma frequência informações antecipadas e certeiras sobre inúmeros gadgets que estão para chegar ao mercado, da Apple e não só, foi quem veio lançar a confusão.

Blass avança, num artigo publicado este domingo na plataforma 91mobiles, que a Gigante de Cupertino está a preparar o lançamento de sete novos produtos no próximo mês. Até aqui não há surpresas. Porém quando ele especificou quais produtos, é que a confusão se instalou:

"Estamos bastante confiantes na precisão das informações deste parceiro asiático - que é um dos maiores distribuidores da Apple. E aqui estão os sete dispositivos que ela planeia colocar em stock a partir do próximo mês: iPhone 14, iPhone 14 mini, iPhone 14 Pro, iPhone 14 Pro Max, iPad 10.2 (10ª geração), iPad Pro 12.9 (6ª geração), iPad Pro 11 (4ª geração)".

Que novos iPhones vão chegar no próximo mês, já todos esperávamos. Mas a possibilidade de ser apresentado um novo iPhone mini... é uma surpresa absoluta! Se tens andado atento aos rumores a informação que te salta mais à vista é precisamente esta, no que respeita aos novos iPhones. Em tantos meses é a primeira vez que se ouve uma fonte confiável mencionar a existência de tal modelo, ignorando a existência daquele que se julgava que seria o seu substituto, um iPhone 14 Max de 6,7", ou seja um irmão maior do iPhone 14 base.

Claro está que, também se pode dizer, é uma surpresa não ver ali mencionados os novos Apple Watches. Mas surpresa igualmente maior à do novo iPhone mini é ver ali mencionados novos iPads, que se sabe, também pelos rumores, que só deveriam chegar em outubro. Porque os rumores também nos têm dado conta que a Apple está a planear lançar o novo iPadOS 16 mais tarde, a par do também novo software dos Macs, o macOS Ventura.

Sinceramente, eu até preferia que o rumor do novo iPhone mini fosse verdade, como grande fã do modelo que sou. Mas... Quando há muito fumo, há fogo na certa. Por isso, custa-me muito a acreditar na fiabilidade deste rumor. Por muito que Evan Blass seja uma fonte confiável, também Mark Gurman, Ross Young ou Ming-Chi Kuo o são e nenhum deles falou até agora sobre um novo iPhone 14 mini, muito pelo contrário.

E quanto a novos iPads, Mark Gurman tem insistido bastante neste ponto, nos últimos tempos. Novos iPads só deverão ser apresentados em outubro, segundo ele, por conta do atraso no lançamento do iPadOS 16 para essa altura. Portanto estas duas informações (sobre o iPhone 14 mini e os iPads chegarem em setembro) neste novo rumor de Blass não estão a fazer sentido.

Contudo e apesar de achar que Blass está errado, ele merece que lhe demos o benefício da dúvida. No fim de contas, no passado, ele avançou bastantes informações certeiras sobre futuros produtos da Apple, como o iPhone 12, o HomePod mini ou o iPad Air 4.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo