A Apple já arrancou com os testes do iOS 26.2 e uma das novidades é o alargamento da funcionalidade de tradução em tempo real nos AirPods para o mercado europeu. Até agora, esta novidade estava limitada aos Estados Unidos e a alguns outros países, mas a empresa de Cupertino explica que precisou de tempo adicional para garantir conformidade com a Lei dos Mercados Digitais da UE.
Ora, se não tens bem a noção sobre o que se trata o recurso introduzido pela Apple este ano, e muito focado no momento de lançamento dos AirPods Pro 3, vale a pena lembrar que, com a tradução em tempo real, podes esperar o seguinte:
- Permite-te compreender uma pessoa que fale noutra língua. Isto é, ao falares português com alguém que te responde em francês, a Siri traduz instantaneamente para os teus AirPods.
- Uma experiência mais fluida quando ambos os interlocutores usam AirPods compatíveis com esta funcionalidade.
- Caso a outra pessoa não tenha AirPods, o iPhone pode mostrar-te uma transcrição em tempo real no idioma dessa pessoa.

Quanto aos modelos compatíveis com este recurso, poderás usá-lo desde que tenhas um dos seguintes modelos dos AirPods – Pro 2, Pro 3 ou AirPods 4 com cancelamento ativo de ruído. Porém, é necessário que tenhas um iPhone 15 Pro ou mais recente, com a Apple Intelligence ativa e a aplicação Traduzir instalada.
Para já, os idiomas suportados - até à versão 26.1 do iOS - incluem:
- Inglês (EUA e Reino Unido)
- Francês (França)
- Alemão (Alemanha)
- Português (Brasil)
- Espanhol (Espanha)
- Chinês (simplificado e tradicional)
- Japonês
- Coreano
- Italiano
Agora basta aguardar. Como referido anteriormente, depois de alguma incógnita e espera, o recurso chegará à União Europeia já com a próxima versão do sistema operativo dos iPhones. Ou seja, o iOS 26.2. Espera-se que a mesma seja lançada antes do Natal, pelo que não terás de aguardar muito mais!