A nova temporada já começou e agora os utilizadores de plataformas Apple ficaram plantados na temporada 3 do segundo capítulo.

A Epic Games confirmou que não volta atrás na sua decisão, ou seja, não prescinde de ter o método de venda direta dos créditos (V-Bucks) do jogo. Como tal, a decisão não está em concordância com as regras da App Store, e o jogo não vai ser mesmo atualizado.

Mais ainda, a produtora do Fortnite avança que os utilizadores de iOS, iPadOS e também macOS para além de não obterem a atualização de temporada, também irão perder o modo de jogo multiplataforma. Na prática isto signfiica que os jogadores dos dispositivos Apple só conseguirão jogar entre si e não com amigos e utilizadores do mesmo jogo noutras plataformas, como por exemplo, PC, PS4, Nintendo Switch, Android entre outras.

Se no iOS e iPadOS é facilmente explicável, já não o é para os utilizadores de macOS, uma vez que para estes a aplicação não é distribuída através da App Store. Contudo deverá constituir uma forma de retaliação por parte da Epic Games, mais uma vez prejudicando verdadeiramente os utilizadores.

A Epic Games pretendia, com a providência cautelar apresentada, continuar a distribuir o Fornite na App Store tendo as compras internas diretas sem passar pela Apple, isto enquanto o processo decorria e até um veredito judicial final. Porém, o tribunal decidiu contrariamente e alegou que se quisesse manter o jogo na App Store durante o decorrer do processo judicial teria que se sujeitar aos termos e condições da loja de aplicações da marca da Maçã.

Já os utilizadores Android tiveram mais sorte, todos quantos tinham o jogo Fortnite instalado através da Play Store, para terem acesso à atualização da temporada 4, terão apenas que desinstalar essa app e reinstalá-la através da aplicação da Epic Games, que a podem encontrar consultando o site da mesma através do browser do vosso dispositivo Android.

Isto resultou no meu smartphone Android, o processador e a bateria do meu iPhone vão ter um pouco mais de sossego, por enquanto…