O visionOS 26 promete fazer do Vision Pro um produto mais arrojado, ainda mais diga-se. Ao contrário dos outros softwares apresentados na WWDC, vale a pena relembrar que o visionOS é o ponto de partida para o redesign relativo ao Liquid Glass.
Porém, mais até que no ano anterior, a nova versão traz inúmeras novidades, que certamente deixará os utilizadores do Vision Pro satisfeitos com a possibilidade em poder usufruir delas no próximo outono, quando o visionOS ficar disponível.
0:00
/0:12
Esta é a lista das grandes novidades:
- Agora, poderás ver widgets espaciais totalmente personalizáveis, desde o tamanho, cor e profundidade, com novos widgets como relógio, meteorologia e música.
- Experiências espaciais partilhadas permitem que várias pessoas possam ver filmes, jogar ou colaborar em 3D na mesma sala, participando remotamente via FaceTime.
- O visionOS 26 também promete trazer aos utilizadores personas mais realistas com melhorias em detalhes faciais, cabelo e perfis laterais.
- Como pudeste ver algo similar no iOS 26, as fotos com profundidade realista gerada por AI, permitem ao utilizador explorar visualmente a imagem.
0:00
/0:08
- Um dos aspetos mais interessantes tem que ver com a navegação e multimédia espaciais no Safari, com suporte para conteúdos web em 3D e vídeos em 180°, 360° e grande-angular de câmaras como GoPro, Insta360 e Canon.
- A pensar no mundo corporativo, a Apple introduziu ferramentas para empresas como partilha de dispositivos, suporte ao acessório Logitech Muse e APIs seguras como Protected Content.
- Outras novidades ao nível das funcionalidades do sistema são o Look to Scroll, um novo Control Center, o reencaminhar de chamadas do iPhone e criação de pastas de aplicações no ecrã inicial, entre muito mais.
Essas são apenas algumas das várias novidades que chegarão ao Vision Pro no próximo outono, que tornarão a experiência de utilização do equipamento ainda mais aprimorada e futurista. Sem dúvida alguma.