WWDC22 - muita parra, pouca uva?

O tradicional evento WWDC22 trouxe muitas novidades! Será que te vão entusiasmar?
8 mins de leitura
WWDC22 - muita parra, pouca uva?
Publicidade
Publicidade

Muito se esperava deste evento. Pouca informação vertida e muita especulação. Esperava-se muito, mas afinal nem tanto foi lançado nesta WWDC22. Mas estamos a falar da Apple! Pode não ter apresentado surpresas arrasadoras, mas os próximos lançamentos deixaram água na boca.

Quatro sistemas operativos e dois computadores. Mas muita informação a reter. De tal forma, que terei que dividir este artigo em dois segmentos, necessariamente sucintos e apresentados ponto por ponto.

Mas não te preocupes, porque terás todos os detalhes muito brevemente em publicações dedidadas especificamente a cada um deles aqui no iFeed.

Software

iOS 16

  • Ecrã de bloqueio totalmente revisto. Totalmente personalizável, poderás escolher entre uma galeria de vários ecrãs de bloqueio pré-definidos ou escolher a cor e o tipo de letra, imagem de fundo, bem como inserir variadíssimos widgets como o calendário, tempo, entre muitos outros. Tudo acondicionado, dando-te um maior controlo e aspeto sem precedentes assim que pegas no iPhone.
  • Notificações: passam a rolar a partir do fundo do iPhone. Com a funcionalidade "Live Activities", e diretamente a partir do ecrã de bloqueio, receberás as tuas notificações em direto, sendo um exemplo disto estares a acompanhar um jogo de futebol.
  • Modos de concentração: terás os vários modos imediatamente disponíveis no ecrã de bloqueio. E, melhor ainda, ter um ecrã de bloqueio personalizado para cada modo de concentração. Tal personalização estende-se inclusivamente aos separadores do Safari, escondendo-os consoante estejas a trabalhar ou numa situação de lazer.
  • Mensagens: finalmente já as podes editar, anular um envio e marcar todas como lidas! Demorou mas foi!
  • Partilha: quando receberes algo do teu interesse numa app do iOS compatível, esse elemento ficará pendente, aguardando até ao momento em que abras essa app. Poderás consulta-lo e repartilhá-lo mais tarde.
  • SharePlay disponível nas Mensagens: tal como no FaceTime, poderás ouvir uma música ou ver um vídeo, com os controlos à mão, agora também através das Mensagens.
  • Ditado: passas a poder alternar entre ditar e escrever em simultâneo. Esta melhoria dar-te-á uma sensação de continuidade, mantendo o teclado disponível, garantido a fluidez e rapidez na criação de um texto.
  • Live Text: se esta capacidade já era excelente nas fotografias, imagina em vídeos! Basta que os pauses e a magia acontece.
  • Visual Look Up: uma outra característica extraordinária algo recente. O reconhecimento de formas, animais, plantas, etc. numa imagem. O iOS 16 traz-te agora a capacidade de recortar automaticamente essa forma que reconhece e cola-la noutra app.
  • Wallet: embora não chegue já a Portugal, se tiveres o teu Cartão do Cidadão, passas a poder usar essa informação para validar a tua idade noutras apps que necessitem dessa validação. No caso das chaves, poderás partilhá-las com outros.
  • Tap to pay: o pagamento direto entre iPhones ou por toque entre um cartão e o dispositivo está a desenvolver-se cada vez mais. Mas ainda não em Portugal...
  • Apple Pay Later: poderás dividir as tuas despesas em quatro pagamentos sem juros em todos os contextos que aceitem Apple Pay.
  • Mapas: agora sim, com Portugal incluído, os mapas passam a ter novas experiências da cidade, cheios de detalhes. Foram introduzidos os Trajetos multiparagens, a partir dos quais poderás programar no teu Mac várias paragens e agregá-las para acomodar todas as tuas necessidades, quer numas férias, quer numa situação de trabalho.
  • Desporto: com as Live Activities que te falei acima, podes ter os resultados em direto no teu ecrã bloqueado. Na app Apple News vais passar a poder a seguir as tuas equipas preferidas na secção "os meus desportos". Mas esta funcionalidade não vai estar disponível no nosso país.
  • Family Sharing: já podias partilhar com até cinco elementos da tua família as apps que assinas. Agora, foi facilitada a regulação do controlo parental para que os teus filhos tenham acesso apenas àquilo que selecionaste.
  • Fotografias: com a biblioteca fotografias do iCloud, podes partilhar com até cinco pessoas as fotografias que tiras. Assim, por exemplo, no caso de uma festa, podes combinar as fotografias que todos tiraram para que não tenhas que as partilhar mais tarde. Terás esta opção nativa na própria app Fotografias.
  • Privacidade: foi adicionada uma nova ferramenta - o Safety Check. Especialmente orientado para situações de violência doméstica, podes muito rapidamente cortar toda e qualquer partilha com outras pessoas. Travando imediatamente a partilha da tua localização, palavras-chave, poderás ganhar tempo precioso capaz de evitar cenários muito complicados.

Apple Home

A Apple investiu na implementação do novo standard - designado Matter - que aposta na total privacidade, alargando em simultâneo a inclusão de uma vastíssima gama de novos produtos que obedeçam a este novo protocolo. A app também foi totalmente redesenhada! Poderás ter os teus elementos favoritos, novas categorias no topo do ecrã para que tudo fique mais organizado. Passarás a ter uma visão multi-câmara para que possas aceder às várias divisões que tens em casa. E, claro, terás um widget no teu ecrã bloqueado!

Apple CarPlay

Uma visão absolutamente futurista: o Apple CarPlay passará a poder estender-se muito para além da secção do automóvel onde se encontra o autorrádio! Passaremos a ter um carro totalmente Apple, com acesso a todo o seu interface. Todos os instrumentos de controlo e de verificação passarão a ter uma espécie de skin Apple CarPlay, que poderás personalizar, algo que oferecerá uma experiência de total continuidade entre todos os teus dispositivos Apple... estendida ao teu carro!

watchOS 9

  • Novos mostradores: três novos mostradores interativos
  • Workout: novas funcionalidades para monitorizar os teus movimentos enquanto corres, andas de bicicleta ou praticas outros desportos similares. Passas a ter zonas do batimento cardíaco para que possas regular com mais exatidão o teu esforço.
  • A app Fitness estará disponível no iPhone, mesmo para quem não tem um Apple Watch, abrangendo desse modo todos os utilizadores Apple.
  • Sleep: a nova funcionalidade "fases de sono" vai-te ajudar a regular o teu descanso.
  • Remédios: será possível inserires os remédios que tomas, e o Apple Watch avisar-te-á no momento em que os deverás tomar. Tudo isto partilhado com os restantes dispositivos. Não sabendo se teremos esta funcionalidade em Portugal, serão contemplados fatores de interação entre medicamentos, surgindo avisos de eventual perigo na combinação prejudicial de medicamentos.
  • Apple TV: terás novas forma de interligar o teu Apple Watch com a tua Apple TV!

macOS 13 Ventura

  • Inspirado, como sempre na California, chamar-se-á Ventura o macOS 13.
  • Stage Manager: toneladas de janelas abertas? O novo macOS disponibliza agora esta nova ferramenta. As janelas passam a ficar todas alinhadas na lateral, organizadas numa pilha. É muito fácil de utilizar porque podes alternar entre as várias pilhas, que agrupas consoante a tarefa que estejas a desempenhar, alternando entre elas. Poderás inclusivamente arrastar ficheiros para dentro dessas janelas sem teres que as maximizar.
  • Mail: poderás anular e agendar envios e receber lembretes de correio eletrónico que não respondeste. A pesquisa foi profundamente melhorada, permitindo-te procurar dentro dos anexos.
  • Safari: tens um grupo de tabs que queres partilhar? Podes faze-lo agora via Mensagens ou FaceTime.
  • Passskeys: a nova geração de segurança. Combinando o Touch ID e Face ID, será criada um palavra-chave especificamente adequada para cada website que visitas. Este é o primeiro passo na direção de um mundo mais seguro e protegido de hackers.
  • Gaming: graças ao software Metal 3, a performance nos jogos garante uma experiência mais imersiva, um tempo de resposta reduzido e um carregamento do jogo rapidíssimo.
  • Hand-off: tal como no caso dos AirPods, quando te aproximas do iMac a fazer uma chamada FaceTime, caso queiras, poderás passa-la para o teu desktop, simplesmente porque te aproximas dele.
  • Câmara de continuidade: com um suporte apropriado criado em parceria com a Belkin, o teu iPhone poderá transformar-se na câmara frontal do teu Mac. Já não era sem tempo!
  • Deskview: dividindo-se em duas janelas, a chamada FaceTime passa a conseguir captar a tua face e, em simultâneo, a tua secretária, para que possas partilhar o que estás fazer nos casos em que seja necessário. Poderás usar esta funcionalidade em várias apps de reunião virtual, tais como o Zoom, Teams, entre outros.

iPadOS 16

  • Colaboração: ao clicares no botão de partilha num determinado documento, podes trabalhar num documento em simultâneo com os teus colegas, tal como num Google Doc. Melhor ainda, poderás fazer esta colaboração durante uma chamada FaceTime. Serás também capaz de partilhar os separadores do Safari, entre muitas outras coisas, sendo sempre avisado quando alguém está a editar ou a consultar os teus documentos ou as páginas do teu Safari.
  • FreeForm: sabem quando estão a fazer uma sessão brainstorm numa sala com um quadro branco? Aqui está o FreeForm: um quadro branco infinito a que podes aceder em qualquer momento, durante uma chamada FaceTime. Podes lá colocar tudo o que imagines (fotografias, som, imagem, vídeo, etc.). Melhor forma de trabalhar? Não estou a ver.
  • Gaming: tal como no caso do macOS, também o Metal 3 levará a tua experiência de jogos a níveis nunca vistos num iPad.
  • Apps como num desktop: anular e repetir, calendário, sistema de pastas... funcionalidades que tens como básicas num desktop ou num laptop e que gostarias de ter no teu iPad? Bem, a Apple está a trabalhar nesse sentido, melhorando-as e desenvolvendo-as. Claro que nunca será um computador, caso contrário, para quê ter esses dois dispositivos no mercado?
  • Stage Manager: tal como no macOS, vais passar a organizar as janelas de um modo totalmente diferente e mais eficiente. Poderás redimensiona-las e alternar entre elas. Utilizando um monitor adicional, ganharás muito mais espaço para organizar melhor o teu trabalho.

Hardware

Chegou o processador M2! Maximizar a performance e reduzir o consumo de energia. Esta é a filosofia da Apple nos seus novos processadores. Com mais de 20 biliões de transístores, até 24Gb de memória unificada, 8 núcleos de CPU, até 10 núcleos de GPU e um Neural Engine 40% mais rápido, esta nova geração de SoCs da Apple promete levar ainda mais adiante o que já foi uma autêntica brutalidade nesta sua nova era de produção própria.

MacBook Air

Ainda nem dois anos se passaram e já temos mais um membro deste segmento, lançado pela primeira vez no dia 29 de janeiro de 2008. Mas atentem: este é o primeiro modelo anunciado com o SoC M2!

  • Totalmente redesenhado na linha do iPhone 12 e 13. Na sua lateral aproxima-se muito do novo MacBook Pro.
  • 11,3 mm de espessura.
  • Processador M2 com 8 núcleos de CPU, até 10 núcleos de GPU, 20% mais rápido que o M1.
  • Até 2TB de armazenamento.
  • Até 24 GB de memória RAM.
  • Carregamento MagSafe.
  • Duas portas thunderbolt e uma jack 3,5mm de audio.
  • Ecrã de 13,6 polegadas com menos margens, dotado do novo notch.
  • Cores: disponível em meia noite, luz das estrelas, cinzento sideral e prateado.
  • Câmara FaceTime 1080p.
  • Quatro altifalantes e três microfones incorporados com Áudio Espacial.
  • Magic Keyboard com Touch ID.
  • Não tem ventoínhas, garantindo silêncio absoluto enquanto o utilizas.
  • Carga rápida. Até 18h de autonomia.
  • Transformador com duas portas para o poderes carregar juntamente com outro dispositivo.
  • Preço: a partir de €1529,00

MacBook Pro 13 polegadas

Estás a ver o antigo MacBook Pro? Agora imagina-o com este novíssimo M2. Agora, para o teres, terás, no mínimo que pagar €1629! Valerá a pena? Este dará muito que pensar...

Muita parra, pouca uva?

No fim de contas, o ciclo da transição Intel / Apple Silicon ainda não se fechou. O Mac Pro ficou ainda em águas de bacalhau. O tão aguardado AR/VR Headset também está guardado na prateleira.

Depois de escrever sobre todas estas novidades, muito honestamente soube-me a pouco. Poderás interpretar as mesmas como uma melhoria da gama, cada vez mais adequada às mais pálidas nuances no que diz respeito às necessidades dos consumidores, ou, pelo contrário, considerar que a gama da Apple está cada vez menos lógica por ter produtos tão aproximados uns dos outros.

O facto é que tens cada vez mais por onde escolher. Os computadores estarão disponíveis a partir do mês que vem e o software a partir do outono. Está nas tuas mãos.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo