1Password, 1 vida, 1 sossego

Imagina que alguém descobre as tuas passwords e te rouba informação sensível ou mesmo o dinheiro do banco! Conta com a 1Password e fica descansado.

Tenho vindo recentemente a escrever vários artigos sobre apps, artigos esses que me fazem aprofundar a minha reflexão sobre a sociedade em que vivemos hoje em dia. O facto é que, tal como reza a Alegoria da Caverna, de Platão, a Internet trouxe a luz que libertou a Humanidade da escuridão. Mas com o tempo, essa luz tornou-se tão intensa que cegou muita gente, vetando-a a um novo tipo de escuridão.

Não há dúvida alguma que, se bem utilizada, a Internet é uma absoluta benção na vida de todos nós. Com o surgimento dos smartphones, estamos permanentemente conectados à rede, tendo quem gostamos por perto, dando sempre sinal da nossa presença enquando por aqui andamos neste planeta Terra. Basta, aliás, atentar a esta pérfida invasão, no contexto da qual, graças a estes pequenos dispositivos, os refugiados e quem lá ficou a lutar continuam a manter o contacto por através de videochamadas, algo impensável há não muitos anos atrás.

Mas quando surgem más intenções...

Há sempre a outra face da moeda. Dizem os ditados populares que "nem tudo o que luz é ouro" ou "não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe". Para mim, o ser humano é capaz de criar coisas fantásticas e de ter atitudes surpreendentes. Esta sua capacidade advém da educação e dos valores que lhe foram transmitidos, preparando-o (vá, vou ser um bocado para o maniqueísta) para utilizar as suas competências para o bem, em vez de para o mal.

Mas muitos existem que simplesmente não querem saber, e partem para práticas invasivas em proveito próprio, de que é exemplo o roubo de dados pessoais e intransmissíveis. Por outro lado, convém ressalvar que considero que o papel de certos hackers é de extrema utilidade para travar aqueles que se julgam instransponíveis e blindados. Impermeváveis relativamente aos comuns mortais e à lei, escondendo dinheiro ilícito ou provas de atividades criminosas de forma impávida e serena. Esses ditos hackers demonstram que nada é impossível, e é por isso que temos tantos leaks por aí, tão úteis para expor situações deploráveis.

... há sempre algumas soluções

Esclarecida que está a minha posição acerca dos hackers, como em tudo na vida, há pessoas bem e mal intencionadas. Se pessoas com competências extraordinárias, quase capazes de "ler a Matriz" (como o Neo do filme Matrix o ilustrou), as utilizarem para maus fins, então a preocupação é grande.

Se fossemos escrever em papel todas as passwords de serviços que utilizamos (Finanças, Segurança Social, eletricidade, água, redes sociais, bancos, e-mails, apps.......) um rolo de papel higiénico quase não seria suficiente.

E lembrarmo-nos de todas elas? Não vamos cometer a imprudência de ter a mesma password para tudo, pois não? E quando os nossos Macs propõem uma password aleatória com um milhar de caracteres? De facto, quase infalíveis, mas... e anota-las para mais tarde recordar? E quando as queremos alterar de tempos a tempos para ser mais seguro? Ter tudo isto organizado é uma autêntica epopeia.

Felizmente, existem soluções para estarmos (e sentirmo-nos) mais protegidos. Apresento-vos a 1Password.

Entregar tudo de mão beijada?

Eu sei... mas vamos confiar todas as nossas passwords a um único serviço? Bom, é um bocado isso que fazemos com os nossos dispositivos Apple, ao permitir que os sistemas operativos as memorizem e disponibilizem através do iCloud. O mesmo para browsers externos como o caso do Chrome da Google que tudo vê, tudo ouve e tudo sabe. A dada altura, achamos que estamos com tudo protegido, quando, na prática, é precisamente o oposto.

Talvez valha a pena recorrer a uma empresa que se especializou nestas matérias, como é o caso da AgileBits, fundada por Dave Teare e Roustem Karimov em 2005, que se apressaram, um ano depois, a lançar a 1Password. Estou-vos, portanto, a falar de um produto que está no mercado há 17 anos, gerido por uma empresa com mais de 500 colaboradores em mais de 20 países. E, já agora, com milhões de clientes, entre os quais mais de 100.000 são empresas. Se quiserem ver as caras e a história desta empresa, cliquem aqui. É sempre bom sabermos a quem podemos vir a confiar as nossas informações mais delicadas.

Como é que a 1Password nos vai proteger?

Privacidade e segurança. São estas as palavras de ordem da 1Password. Mas a ideia fundamental é:

Só temos que memorizar uma Master Password. O resto é gerido e protegido pela 1Password

Vamos então por passos e ver como funciona a 1Password.

Tudo guardado no cofre

Sim, considera a existência de um cofre com todos os teus elementos mais preciosos. A combinação desse cofre é tua e apenas para os teus olhos. Melhor ainda, a 1Password não sabe - nem quer saber - acerca do que tens lá tens dentro. Apenas recolhe os dados necessários para te ajudar com algum problema que possa ocorrer na utilização dos seus serviços.

E é garantido pela 1Password que mesmo esses dados não são partilhados com terceiros. De qualquer modo, é a própria empresa a afirmar que, se não podem eles próprios aceder aos dados, muito menos os poderiam partilhar ou vender.

Por outro lado, graças, entre muitas outras técnicas, aos seus sistemas de encriptação end-to-end e AES de 256 bits, é praticamente impossível que alguém decifre a tua password. E só tu tens acesso à chave para descriptografar.

Do cofre para o teu dia a dia

Seja o username ou uma password de uma app ou de um website, a 1Password surge-te como o fiel depositário que te facilita a vida através do preenchimento automático dos campos de acesso, ou seja, com um simples click, olhar ou gesto, consegues aceder em segurança ao que queres sem perder tempo.

A 1Password só auto-preenche os teus detalhes em browsers verificados e assinados por developers identificados, e sempre mediante a tua autorização final. Tão importante quanto isso, é o facto da 1Password proceder a uma remoção regular dos conteúdos do teu clipboard. Quantas vezes fazemos um Copy-Paste? Pois... pelo clipboard fica sujeito a que alguém com más intenções a ele aceda para bisbilhotar.

E no teu dia a dia não acedes apenas a websites e a apps. Pagas coisas, andas na rua, a viver a tua vida. Com a carteira digital da 1Password consegues armazenar todos os teus cartões de débito e crédito, bem como as informações dos teus bancos online e as credenciais de acesso ao PayPal de modo privado, seguro e eficaz.

Mais interessante ainda, no meu ponto de vista, é o modo viagem. Por tua ordem, podes remover informações sigilosas de todos os teus dispositivos, assim que sais do teu país, e restaura-las no regresso. Parece saído de um filme? Pois, mas nunca fiando...

Watchtower, uma ferramenta de grande utilidade

Desconfias da idoneidade de algum website? Vai ao 1Password Watchtower e confirma. De qualquer modo, não tens que ver todos os websites. O Watchtower está, como o nome indica, sempre atento e notifica-te no caso de verificar algum problema de segurança, acompanhando-te no processo.

Que tipo de problemas e sugestões, perguntas tu? Dou-te alguns exemplos:

  • Fuga de passwords;
  • Identificação de apps e de websites que não utilizam a autenticação por dois fatores;
  • Identificação de http não seguro;
  • Proteção contra phishing;
  • Utilizares a mesma password para múltiplas apps ou websites;
  • Criares passwords facilmente adivinháveis;

Para acederes a esta ferramenta, clica aqui.

Fica seguro, fica sossegado

Como vês, a 1Password trabalha 24 horas por dia para que garantir que os dados permaneçam seguros e disponíveis apenas para os teus olhos. É certo que tens várias aplicações, umas nativas, outras criadas por terceiros para gestão das tuas passwords. Mas quantos desses têm os anos de experiência, a reputação, os prémios e o know-how da AgileBits?

E quantos são compatíveis com macOS, iOS, Windows, Android, Linux, Chrome OS e mesmo com a Command Line? Já agora, quantos te permitem utilizar, por apenas 2,99 dólares por mês, com atendimento de apoio ao cliente 24h por dia, 365 dias por ano?

Experimenta os 14 dias que a 1Password te oferece e pensa bem se depois não é um verdadeiro sossego? O que é teu vale muito para ti. Não deixes ser invadido por terceiros. Cuida e protege, com a ajuda da 1Password.