Hoje em dia, qualquer iPad é um excelente instrumento de trabalho para um estudante – especialmente se for um modelo já compatível com o Apple Pencil.
Na App Store não faltam aplicações de produtividade, mas o facto de algumas serem pagas, e precisarem de algum tempo de habituação para tirar o melhor proveito delas faz com que por vezes, a tarefa de escolher as ideais seja bastante morosa. Hoje, trago-te as cinco aplicações que mais uso durante o meu estudo.
1. GoodNotes
A única aplicação paga nesta lista, mas a que valeu cada cêntimo que custa. Seja para importar livros em formato digital, uma apresentação de diapositivos, seja para criar um caderno novo e poder esquematizar a matéria que tenhas a estudar ou para escrever numa ficha de exercícios, a GoodNotes brilha em todos os aspetos.
Quando comprei o meu iPad Pro, achava que o iria utilizar mais para consulta de livros e evitar imprimir mais fotocópias ou comprar livros físicos – que, além das dificuldades em arrumação, deixam uma grande pegada ecológica no ambiente. Nunca foi a minha ideia passar a fazer as minhas notas em meios digitais, mas foi mais natural que alguma vez contei. Posso escolher qualquer cor, espessura, para caneta, para marcador; posso adicionar uma imagem para escrever em cima desta, e apontar para algum detalhe; e até adicionar post-it's para trazer atenção a uma parte específica destes.
A GoodNotes possui também uma versão para Mac, comprada à parte, que funciona perfeitamente integrada graças à sincronização via iCloud. Podes escrever apontamentos também com o teclado graças à sua ferramenta de texto que tem tido grandes atualizações nos últimos meses, escolher o tipo de papel que usas, utilizar a opção laser se projetares o ecrã do teu iPad e queres apontar para algo, e até escrever numa caixa com maior zoom de forma a deixar a tua letra mais direita na página.
A ferramenta de figuras geométricas tem também tido grandes avanços, por isso, se tens problemas em fazer um círculo perfeito, esta é a aplicação indicada para ti.
Em comparação a outras no mercado, a GoodNotes destaca-se pela visão de pastas como tradicionalmente verias no Finder, em contraste com outras existentes. Na minha opinião, a única coisa que falta implementar é a ferramenta de gravação para poderes acompanhar o discurso de um professor, por exemplo, no momento em que escreveste certo apontamento, mas não deixa de ser a melhor aplicação de apontamentos para mim.


2. Notion

De todas as que trago aqui hoje, esta é a que exigirá mais trabalho e paciência. Nunca tinha tido grande contacto com aplicações de notas em que podes programar tabelas, listas, e fazer hiperligações entre as páginas que vais criando dentro do teu espaço de trabalho, mas revelou-se extremamente útil!
Apesar de usar em contexto universitário sobretudo, tenho também páginas principais dedicadas a assuntos mais pessoais, mas que são extremamente úteis. Podes usar como agenda, fazer lista dos teus gastos, guardar faturas que seja importante teres sempre acesso com informação da data e àrea desta, podes usar para fazer rascunho de ideias, artigos, trabalhos, e claro, agendar todas as tuas aulas, apresentações, trabalhos, exames, e até assuntos a estudar, podendo anexar qualquer uma destas páginas noutra. Consegui dividir o ano inteiro por cadeiras, mas tenho lista geral onde posso ver todos os eventos ou ir filtrando por cadeira, data, tipo de evento (aula, exame,...). Dentro de uma aplicação, tens o teu ano letivo inteiro à distância de um toque no ecrã.
É confuso ao início, pelo que recomendo procurar por templates como este no YouTube, mas até tens bastantes disponíveis no site da Notion em particular, disponibilizados a pensar em quem está a começar pela primeira vez.
A Notion é gratuita para estudantes, desde que uses o e-mail da tua instituição de ensino. Está disponível em todas as plataformas e até online, caso precises de consultar um pormenor fora de casa e longe dos teus dispositivos.



3. MindNode
És dos que precisam sobretudo de contar com a sua memória visual? E que tal esquematizar tudo?
A MindNode, também disponível no Mac gratuitamente, permite-te conectar a matéria toda. Claro que o seu uso não está limitado ao ensino. Extremamente útil para brainstorms, concentração de ideias, criação de conexões entre assuntos, permite-te olhar para um conceito complexo como um todo, dividido nas suas partes.
Outra que poderia mencionar é a Coggle, que na sua aplicação só te permite criar novos esquemas, mas no seu website podes consultar esquemas feitos por outros e que estejam disponibilizados publicamente, muito útil quando estás na reta final, sem tempo para fazer do zero e que pretendes apenas rever.
4. post-it
Sim, os post-it's que tens na gaveta também têm aplicação oficial! Na altura, instalei um pouco reticente, mas rendi-me rapidamente. Podes agrupar por vários assuntos, e dentro de cada fazer múltiplos grupos também.
Às vezes, ajuda escrever em post-it's para a memorização ou para escrever uma ideia muito importante. A aplicação deixa escolher-te cor da caneta e do post-it; mas a coisa que mais me impressionou é que podes digitalizar um post-it que tenhas escrito à mão e adicionar ao grupo onde entendas que ele pertença. Não é uma ferramenta 100% perfeita – podes ver em baixo, um que foi digitalizado e que ficou com mancha, mas poderes ver todos juntos, agrupados como necessário para ti, misturados com outros que já criaste no teu iPad, faz parecer uma perda muito pequena para o ganho que retiras.
5. Quizlet
Para todos os estudantes, um passo muito importante na aprendizagem que muitas vezes descuidamos é a recordação ativa. Podes estudar várias horas, mas se não estimulas a tua memória a não esquecer o que leste ou escreveste, rapidamente vais esquecer o conceito novamente.
A solução, para muitos, passa por fazer flashcards, ou ficheiros Excel com o conceito e a sua definição, escondida até obterem a resposta, mas o método mais tradicional é responder a perguntas e testares-te.
A Quizlet deixa-te criar perguntas e respostas, e agrupar pela matéria. Se, depois de criadas as perguntas tentares responder e não souberes, então essa pergunta vai surgir mais tarde até que acertes nesta.
Claro que o processo de criar uma coleção de perguntas é demorado, mas a beleza desta aplicação é que podes procurar por outras já feitas por utilizadores, se estás sem tempo ou à procura de inspiração para voltar a focar.
E agora?
É importante que saibas que, apesar de serem sugestões úteis para muitos, não quer dizer que sejam infalíveis para todos: cabe a ti saberes o que melhor resulta contigo. Algo importante que tirei nesta pesquisa é que a partilha de material de estudo com pessoas ao redor do mundo faz toda a diferença. Podemos trabalhar muito bem sozinhos, mas podemos ter uma boa experiência também a partilhar com outros.
Que aplicações de produtividade usas no teu iPad? Já utilizavas alguma destas?