5 aplicações que precisas no teu iPad para a Universidade

5 aplicações que precisas no teu iPad para a Universidade

Tens exames a chegar e sentes que precisas de ser criativo para conseguir estudar? Aqui tens 5 aplicações que podes experimentar.

Joana Cabral
∙ 6 minutos de leitura

Hoje em dia, qualquer iPad é um excelente instrumento de trabalho para um estudante – especialmente se for um modelo já compatível com o Apple Pencil.

Na App Store não faltam aplicações de produtividade, mas o facto de algumas serem pagas, e precisarem de algum tempo de habituação para tirar o melhor proveito delas faz com que por vezes, a tarefa de escolher as ideais seja bastante morosa. Hoje, trago-te as cinco aplicações que mais uso durante o meu estudo.

1. GoodNotes

Interface da GoodNotes
Interface da GoodNotes

A única aplicação paga nesta lista, mas a que valeu cada cêntimo que custa. Seja para importar livros em formato digital, uma apresentação de diapositivos, seja para criar um caderno novo e poder esquematizar a matéria que tenhas a estudar ou para escrever numa ficha de exercícios, a GoodNotes brilha em todos os aspetos.

Quando comprei o meu iPad Pro, achava que o iria utilizar mais para consulta de livros e evitar imprimir mais fotocópias ou comprar livros físicos – que, além das dificuldades em arrumação, deixam uma grande pegada ecológica no ambiente. Nunca foi a minha ideia passar a fazer as minhas notas em meios digitais, mas foi mais natural que alguma vez contei. Posso escolher qualquer cor, espessura, para caneta, para marcador; posso adicionar uma imagem para escrever em cima desta, e apontar para algum detalhe; e até adicionar post-it's para trazer atenção a uma parte específica destes.

A GoodNotes possui também uma versão para Mac, comprada à parte, que funciona perfeitamente integrada graças à sincronização via iCloud. Podes escrever apontamentos também com o teclado graças à sua ferramenta de texto que tem tido grandes atualizações nos últimos meses, escolher o tipo de papel que usas, utilizar a opção laser se projetares o ecrã do teu iPad e queres apontar para algo, e até escrever numa caixa com maior zoom de forma a deixar a tua letra mais direita na página.

A ferramenta de figuras geométricas tem também tido grandes avanços, por isso, se tens problemas em fazer um círculo perfeito, esta é a aplicação indicada para ti.

Em comparação a outras no mercado, a GoodNotes destaca-se pela visão de pastas como tradicionalmente verias no Finder, em contraste com outras existentes. Na minha opinião, a única coisa que falta implementar é a ferramenta de gravação para poderes acompanhar o discurso de um professor, por exemplo, no momento em que escreveste certo apontamento, mas não deixa de ser a melhor aplicação de apontamentos para mim.

2. Notion

Uma das múltiplas interfaces que podes criar na Notion
Uma das múltiplas interfaces que podes criar na Notion

De todas as que trago aqui hoje, esta é a que exigirá mais trabalho e paciência. Nunca tinha tido grande contacto com aplicações de notas em que podes programar tabelas, listas, e fazer hiperligações entre as páginas que vais criando dentro do teu espaço de trabalho, mas revelou-se extremamente útil!

Apesar de usar em contexto universitário sobretudo, tenho também páginas principais dedicadas a assuntos mais pessoais, mas que são extremamente úteis. Podes usar como agenda, fazer lista dos teus gastos, guardar faturas que seja importante teres sempre acesso com informação da data e àrea desta, podes usar para fazer rascunho de ideias, artigos, trabalhos, e claro, agendar todas as tuas aulas, apresentações, trabalhos, exames, e até assuntos a estudar, podendo anexar qualquer uma destas páginas noutra. Consegui dividir o ano inteiro por cadeiras, mas tenho lista geral onde posso ver todos os eventos ou ir filtrando por cadeira, data, tipo de evento (aula, exame,...). Dentro de uma aplicação, tens o teu ano letivo inteiro à distância de um toque no ecrã.

É confuso ao início, pelo que recomendo procurar por templates como este no YouTube, mas até tens bastantes disponíveis no site da Notion em particular, disponibilizados a pensar em quem está a começar pela primeira vez.

A Notion é gratuita para estudantes, desde que uses o e-mail da tua instituição de ensino. Está disponível em todas as plataformas e até online, caso precises de consultar um pormenor fora de casa e longe dos teus dispositivos.

3. MindNode

És dos que precisam sobretudo de contar com a sua memória visual? E que tal esquematizar tudo?

A MindNode, também disponível no Mac gratuitamente, permite-te conectar a matéria toda. Claro que o seu uso não está limitado ao ensino. Extremamente útil para brainstorms, concentração de ideias, criação de conexões entre assuntos, permite-te olhar para um conceito complexo como um todo, dividido nas suas partes.

Outra que poderia mencionar é a Coggle, que na sua aplicação só te permite criar novos esquemas, mas no seu website podes consultar esquemas feitos por outros e que estejam disponibilizados publicamente, muito útil quando estás na reta final, sem tempo para fazer do zero e que pretendes apenas rever.

4. post-it

Interface da Post-it
Interface da Post-it

Sim, os post-it's que tens na gaveta também têm aplicação oficial! Na altura, instalei um pouco reticente, mas rendi-me rapidamente. Podes agrupar por vários assuntos, e dentro de cada fazer múltiplos grupos também.

Às vezes, ajuda escrever em post-it's para a memorização ou para escrever uma ideia muito importante. A aplicação deixa escolher-te cor da caneta e do post-it; mas a coisa que mais me impressionou é que podes digitalizar um post-it que tenhas escrito à mão e adicionar ao grupo onde entendas que ele pertença. Não é uma ferramenta 100% perfeita – podes ver em baixo, um que foi digitalizado e que ficou com mancha, mas poderes ver todos juntos, agrupados como necessário para ti, misturados com outros que já criaste no teu iPad, faz parecer uma perda muito pequena para o ganho que retiras.

5. Quizlet

Para todos os estudantes, um passo muito importante na aprendizagem que muitas vezes descuidamos é a recordação ativa. Podes estudar várias horas, mas se não estimulas a tua memória a não esquecer o que leste ou escreveste, rapidamente vais esquecer o conceito novamente.

A solução, para muitos, passa por fazer flashcards, ou ficheiros Excel com o conceito e a sua definição, escondida até obterem a resposta, mas o método mais tradicional é responder a perguntas e testares-te.

A Quizlet deixa-te criar perguntas e respostas, e agrupar pela matéria. Se, depois de criadas as perguntas tentares responder e não souberes, então essa pergunta vai surgir mais tarde até que acertes nesta.

Claro que o processo de criar uma coleção de perguntas é demorado, mas a beleza desta aplicação é que podes procurar por outras já feitas por utilizadores, se estás sem tempo ou à procura de inspiração para voltar a focar.

E agora?

É importante que saibas que, apesar de serem sugestões úteis para muitos, não quer dizer que sejam infalíveis para todos: cabe a ti saberes o que melhor resulta contigo. Algo importante que tirei nesta pesquisa é que a partilha de material de estudo com pessoas ao redor do mundo faz toda a diferença. Podemos trabalhar muito bem sozinhos, mas podemos ter uma boa experiência também a partilhar com outros.

Que aplicações de produtividade usas no teu iPad? Já utilizavas alguma destas?

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.