5 formas diferentes de tirar capturas de ecrã no teu iPhone

5 formas diferentes de tirar capturas de ecrã no teu iPhone

Para quem comprou agora um iPhone, há tarefas intuitivas que podem assustar no início, como é o caso das capturas de ecrã. Aqui tens alguns conselhos.

Joana Cabral
∙ 6 minutos de leitura

Para quem aderiu pela primeira vez ao Universo Apple, apesar de rapidamente se tornar intuitivo, há aspetos que podem assustar no início. Como ver a percentagem de bateria, sair de aplicações, entre outras tarefas rotineiras simples, podem parecer complicadas à primeira vista.

Talvez seja o caso das capturas de ecrã. Sabes que fizeste com sucesso se aparecer um flash de luz no ecrã e puderes ver uma miniatura do que capturaste no canto inferior esquerdo. Clicando nessa miniatura, poderás tomar uma série de decisões, desde a partilha da imagem obtida com outras pessoas, anotações na própria imagem, redimensionar e até adicionar formas.

Há cinco maneiras distintas de obteres este resultado. Vamos mostrar-te em seguida!

1. Botão do Lado Direito + Botão Aumentar Volume

Esta será, naturalmente, a mais óbvia, transversal a qualquer modelo. Certifica-te que é uma pressão curta, de forma a não ativares o ecrã com as opções de Desligar, Ficha Médica, e SOS Emergência.

2. Utiliza a Siri

Se estiveres em alguma situação em que não seja favorável utilizar as mãos, poderás apenas dizer "Hey Siri, screenshot" or "Hey Siri, take a screenshot", e a assistente de voz da Apple tirará a captura de ecrã por ti. Outra opção relacionada com a Siri será fazendo longa pressão no botão do lado direito de forma a ativares esta e depois dizer o comando por voz, ou, eventualmente, escrever o comando que lhe queres dar.

3. Toque na Parte de Trás

Algo que o iOS14 facultou é uma acessibilidade que te permite fazer certas ações no teu iPhone com um duplo ou triplo toque na parte de trás deste, chamada Back Tap, ou em português, Toque na Parte de Trás.

Conseguirás configurar estas duas opções, através das Definições - Acessibilidade - Toque - Toque na Parte de Trás. Só tens de escolher se preferes que seja o Duplo ou Triplo Toque associado à Captura de Ecrã.

Podes saber mais sobre a opção de toque traseiro do iOS 14 no artigo que fizemos para ti.

7 funcionalidades do iPhone que a maioria não conhece
O iOS está cheio de funcionalidades fantásticas, tanto que muitas vezes nem as chegamos a conhecer. Por isso, fica com 7 dicas de como tirar partido do iOS.

4. AssistiveTouch

Se o teu problema reside mais em utilizar dois botões físicos, poderás alterar a nível do AssistiveTouch, de forma a conseguires utilizar o dispositivo só com uma mão.

Para o configurares, terás que assegurar nas Definições - Acessibilidade - Atalhos de Acessibilidade, que a opção AssistiveTouch está ligada, para evitares configurações extra posteriormente.

De forma a finalizares a ativação, faz triplo clique no botão do lado direito do teu iPhone. Poderás também adicionar um botão de "Atalhos de Acessibilidade" nas Definições - Centro de Controlo, para conseguires aceder deslizando do lado superior direito do ecrã para baixo diretamente.

Há ainda um último passo a configurar: designar uma ferramenta de capturas de ecrã para um gesto, como clicar no círculo do AssistiveTouch uma vez.

Se fores a Definições - Acessibilidade - Toque - AssistiveTouch, terás de escolher entre "Um Toque", "Duplo Toque" e "Pressão Longa" para efetuares a captura de ecrã. O mais rápido de utilizar será "Um Toque", pelo que só terás de alterar a definição pré-existente.

E está feito! Agora, se clicares no Botão do Lado Direito ou no atalho do Centro de Controlo de Acessibilidade, seguido de AssistiveTouch, aparecerá no ecrã o círculo no ecrã do AssistiveTouch. Clicando uma vez neste, a captura de ecrã será efetuada. E não te preocupes, o círculo cinza não aparece na captura que faças.

Depois de tirares as capturas que desejavas, terás de desativar o AssistiveTouch da mesma forma que o ativaste

Por falar em capturas de ecrã, e se tiveres o ecrã do teu iPhone partido? O vidro quebrado não irá aparecer nas tuas capturas de ecrã, no entanto, o melhor será repará-lo! Para tal, recorre a um Centro de Assistência Autorizado da Apple, onde poderás ter a garantia de um serviço de confiança. Para um serviço mais cómodo, podes recorrer à plataforma iOS Repair e pedir que o teu iPhone seja recolhido em casa, reparado e entregue novamente na tua morada.

5. QuickTime no Mac

Provavelmente estás a pensar no interesse de referir software do macOS num artigo relacionado com capturas de ecrã num iPhone. Mas não, não nos enganámos! Se houver alguma situação em que queiras que a imagem final tenha os elementos geralmente escondidos na captura, como a miniatura no canto inferior esquerdo, ou o círculo do AssistiveTouch, é com esta opção que consegues contornar a situação.

Começa por conectar o teu iPhone ao teu Mac por cabo. Poderá aparecer a mensagem "Desbloquear iPhone para usar acessórios": resolves desbloqueando com a tua palavra-passe, através do FaceID ou TouchID. Não te esqueças de clicar em "Confiar" no computador, e escrever a palavra-passe novamente.

Em seguida, abre o QuickTime Player no teu Mac. Vai até "Ficheiro" e clica em "Nova gravação de filme".

QuickTime Player no macOS

Por defeito, é ligada a câmara do teu Mac, por isso altera, ao lado do botão de Gravar, a câmara de "Facetime HD Camera" para o teu modelo de iPhone que deverá aparecer neste momento na lista.

Opções da Câmara

Nesse momento, o ecrã de gravação deverá alterar da vista da tua câmara para o ecrã do teu iPhone. Poderás ajustar o tamanho deste como ajustarias qualquer outra janela no macOS, o que vai levar neste caso a uma alteração da resolução da screenshot que vais tirar.

Ecrã do teu iPhone no macOS

Antes de efetuares a captura de ecrã, confirma que o teu rato não está em cima do ecrã para não aparecerem os controlos do QuickTime. Depois, é só abrir o Modo de Captura de Janela, clicando em Comando-Shift-5.

O teu rato será apresentado agora na forma de um ícone de câmara. Coloca-o sobre a janela e, quando estiveres pronto para capturar, clica no lado esquerdo do rato. Clica também no botão de Option, de forma a que seja capturada exatamente como seria tirada num iPhone e sem nenhum efeito.

Para a editares ou partilhares, só terás de clicar na miniatura que aparecerá no teu Mac no canto inferior direito!

Aspeto da miniatura da captura de ecrã no macOS

De qualquer forma, poderás encontrar as capturas que faças, por defeito, na tua Secretária. Se quiseres que sejam guardadas noutro local, poderás fazer todas as alterações necessárias no Modo de Captura de Janela. Podes optar por tirar o aparecimento da miniatura, e até colocar um temporizador.

Conhecias todas estas maneiras distintas de tirar capturas de ecrã no teu iPhone? Conta-nos sobre a que vais experimentar nos comentários!

Nota: todo os passos demonstrados neste artigo foram testados num iPhone 12 Pro.