A Motorola anunciou oficialmente o seu regresso ao mercado português, e o iFeed marcou presença no evento especial de lançamento realizado esta manhã em Lisboa, no imponente Museu da Eletricidade, no MAAT. Tivemos a oportunidade de explorar e até testar toda a tecnologia da marca, desde os diversos smartphones até ao modelo dobrável, sem esquecer os notáveis Moto Buds Plus, desenvolvidos em parceria com a BOSE.

Foi justamente essa colaboração que me inspirou a escrever este artigo. Ao ver o nome da BOSE nos Moto Buds Plus, a minha memória imediatamente viajou para 2005, lembrando-me do icónico lançamento da Motorola com a Apple. Ainda te recordas do iTunes Phone?
Em 2005, duas gigantes americanas uniam forças para anunciar uma colaboração histórica, que resultou no lançamento do Motorola ROKR E1, o primeiro telemóvel a integrar o iTunes, o célebre e já descontinuado serviço de música da Apple.
Este dispositivo marcou o início de uma nova era, em que os telemóveis passaram a oferecer muito mais do que apenas as funções básicas de comunicação. O Motorola ROKR E1 foi pioneiro ao trazer a experiência do iTunes diretamente para os telemóveis, permitindo que os utilizadores comprassem e ouvissem músicas de forma simples e eficiente. Equipado com 100 músicas de armazenamento, o aparelho foi um dos primeiros a ter uma integração tão forte com o software da Apple.
Embora o Motorola ROKR E1 não tenha sido um grande sucesso comercial, ele representou o início da transição para o que mais tarde seria a nova era dos smartphones, em que música e mobilidade se fundiram de maneira mais eficiente. Para a Apple, foi uma tentativa de expandir o ecossistema iTunes além dos iPods, alcançando os telemóveis — um movimento que ganharia um significado ainda maior com o lançamento do iPhone, em 2007.
A parceria entre a Motorola e a Apple durou pouco. Em 2007, com a chegada do iPhone, o dispositivo que mudou o Mundo, ficou claro que a abordagem da Motorola e a colaboração com o iTunes não eram mais necessárias.
A Motorola, por sua vez, seguiu com a sua trajetória e nunca mais colaborou com a Apple. No entanto, a ideia de integrar música aos dispositivos móveis, iniciada pela Motorola com o ROKR E1, consolidou-se como um dos pilares da indústria de smartphones.
O regresso da gigante Motorola a Portugal
Voltando à atualidade, a Motorola, uma das pioneiras do mercado de telecomunicações móveis, está de volta. Após atravessar uma série de altos e baixos nos últimos anos, a marca está a reposicionar-se com novos modelos e uma estratégia renovada, apostando em designs mais arrojados e funcionalidades inovadoras, como a Moto ai. O regresso da Motorola a Portugal acontece num momento de transição para a empresa, que procura recuperar o terreno perdido para gigantes como a Apple, Samsung ou até a Google, ao focar em nichos como smartphones dobráveis, aparelhos de gama média e auriculares TWS.

Pelo que pude testemunhar esta manhã, a Motorola volta a ser um concorrente sério. E que bom ver isso. Novas abordagens, materiais inovadores, formatos distintos e parcerias que melhoram a experiência do consumidor, avançando com a tecnologia. Se quiseres saber mais sobre o regresso da Motorola a Portugal, podes ver o conteúdo desenvolvido pelos nossos colegas do DroidReader AQUI.
O iFeed não te deixa perder nenhuma novidade da Apple: