Apple Music ganha um novo aliado: o ChatGPT!

Apple Music ganha um novo aliado: o ChatGPT!

Numa altura em que só se fala de inteligência artificial e da bolha da inteligência artificial, podes agora conectar o ChatGPT ao Apple Music, o que permite pesquisares músicas, descobrir novos artistas e criar playlists personalizadas. Tudo, à tua medida. Só tens de escrever o que pretendes. 

Em vez de recorreres a simples pesquisas pelo nome do artista ou estilo musical, podes agora descrever o tipo de música que procuras e o GPT trata do resto. Deste modo, a integração entre o ChatGPT e o Apple Music abre novas formas de descobrires música que gostas. Principalmente, se continuas cético quanto ao ponto em que, teoricamente, o Spotify recomendar playlists mais à medida que o Apple Music.

Agora podes, por exemplo, pedir sugestões como “músicas clássicas dos anos 80 para uma viagem até ao Algarve” ou “instrumentais calmos para estudar”, e o chatbot interpreta o ambiente e o estilo pretendidos. Também é possível combinar vários critérios numa só pesquisa, como duração, género ou instrumentos em destaque. 

A pergunta seguinte é, então, como ligar ambos – o ChatGPT ao Apple Music? A verdade é que só precisas fazê-lo uma vez e é bastante simples até. O processo é o seguinte: 

  • Abre a aplicação do ChatGPT e acede ao teu perfil;
  • Entra nas definições da conta e seleciona a área de aplicações;
  • Procura a extensão do Apple Music na lista disponível;
  • Escolhe a opção para ligar o serviço de subscrição;
  • Inicia sessão com o teu ID Apple e autoriza o acesso. 

Depois de ativada, a extensão fica disponível em todos os dispositivos associados à mesma conta. Contudo, lembra-te que, apesar de conseguir pesquisar o catálogo do Apple Music e criar novas playlists, o ChatGPT não tem acesso ao teu histórico nem às playlists que já tens.

Ou seja, esta integração passa mesmo por seres tu a criar os comandos necessários para a elaboração das playlists que idealizaste, sem contar com o teu histórico na aplicação de música da Apple. Assim, a integração limita‑se a adicionar músicas à tua biblioteca, garantindo que os teus dados pessoais permanecem protegidos.