A Apple anunciou novas funcionalidades de acessibilidade que serão lançadas ainda este ano para os utilizadores de iPhone, iPad, Mac, Apple Watch e Apple Vision Pro. Entre as novidades reveladas, destacam-se as etiquetas nutricionais para a App Store, a Lupa para Mac e o Acesso Braille. Está ainda a caminho um Leitor de Acessibilidade, que facilitará a leitura de texto a utilizadores com algum tipo de deficiência, como dislexia ou baixa visão.
As novas funcionalidades contarão com o poder de processamento dos chips Apple e com tecnologias como a inteligência artificial e a aprendizagem automática.
Etiquetas nutricionais de acessibilidade na App Store
A Apple vai estrear ainda este ano uma nova secção de acessibilidade na App Store, como parte de um conjunto de atualizações focadas na inclusão.
Nesta secção figuram as etiquetas nutricionais de acessibilidade, que permitem aos utilizadores saber, de forma clara e antecipada, que funcionalidades de acessibilidade estão disponíveis em cada aplicação — antes mesmo de a descarregarem. Para os programadores, estas etiquetas possibilitam uma forma mais eficaz de comunicar as funcionalidades de acessibilidade que suportam nas suas apps.

Lupa para Mac
Disponível no iPhone e iPad desde 2016, a aplicação Lupa chegará também ao Mac com o macOS 16.
Esta ferramenta permite ajudar pessoas cegas ou com baixa visão a ampliar textos e identificar objetos no ambiente circundante. No Mac, funcionará em conjunto com um iPhone, através da Câmara de Continuidade ou de uma câmara USB. A partir daí, os utilizadores podem fazer zoom, ajustar a perspetiva, o brilho, o contraste e as cores dos elementos vistos no vídeo.

Acesso Braille
O novo Acesso Braille transforma dispositivos como o iPhone, iPad, Mac e Apple Vision Pro num verdadeiro bloco de notas em braille, totalmente funcional e integrado no ecossistema Apple.
Com esta funcionalidade, os utilizadores podem tirar notas, fazer cálculos utilizando o Braille Nemeth, abrir ficheiros no formato Braille Ready Format (BRF) e aceder a uma vasta coleção de livros e documentos criados anteriormente em dispositivos de anotação em braille.

Leitor de Acessibilidade
A Apple apresentou também o Leitor de Acessibilidade, um novo modo de leitura pensado para facilitar o acesso a texto por parte de utilizadores com deficiência.
Este modo estará disponível no iPhone, iPad, Mac e Apple Vision Pro, e permitirá personalizar o aspeto do texto e focar apenas no conteúdo essencial.
A funcionalidade pode ser ativada a partir de qualquer aplicação e está integrada na app Lupa do iOS, iPadOS e macOS, permitindo interagir com texto no mundo real.

Legendas em direto no Apple Watch
Com a chegada do watchOS 12, prevista para o final do ano, os Apple Watch vão receber novas funcionalidades focadas na acessibilidade, nomeadamente os controlos do Áudio em Direto (Live Listen).
Esta funcionalidade permite utilizar o microfone do iPhone para captar som e transmiti-lo diretamente para os AirPods ou aparelhos auditivos compatíveis, o que facilitará a audição para utilizadores com dificuldades.
Será possível controlar o Áudio em Direto a partir do Apple Watch, isto é, iniciar ou parar sessões remotamente, recuar numa transmissão para ouvir algo que tenha passado despercebido e muito mais.
Haverá também suporte para legendas em direto, permitindo que os utilizadores acompanhem conversas através de transcrições ao vivo no Apple Watch.

Melhorias de acessibilidade no visionOS
O visionOS também vai receber importantes melhorias no campo da acessibilidade visual. Com o Apple Vision Pro, os utilizadores cegos ou com baixa visão poderão utilizar o avançado sistema de câmaras para ampliar o que os rodeia, melhorando substancialmente a perceção do ambiente.
Uma das grandes novidades é o Reconhecimento em tempo real (Live Recognition), que recorre à aprendizagem automática no próprio dispositivo para descrever espaços, identificar objetos, ler documentos e muito mais.
Além disso, os programadores terão acesso a uma nova API, que permitirá a apps como a Be My Eyes utilizar a câmara principal do dispositivo para prestar assistência em tempo real a quem precisa.
Há mais funcionalidades a caminho
A lista de novidades não termina aqui... A Apple tem ainda mais atualizações planeadas, algumas delas mais significativas do que outras. No entanto, no seu conjunto, prometem melhorar a vida de muitas pessoas.
Podes conhecer ao pormenor todas as funcionalidades de acessibilidade aqui.