Já pensaste em pegar naquelas fotos que estão no álbum de família e pôr no iCloud Drive ou no Google Fotos? Ou então pegar naquelas faturas de compra importantes que já estão a começar a apagar-se com o tempo e pôr tudo na nuvem? Vou dar-te uma solução para isso neste artigo.

Muita gente costuma usar apps de notas como Bear, Evernote, OneNote, entre outros, e infelizmente não sabem como o Notas nativo dos sistemas da Apple se tornou tão poderoso nas últimas atualizações e com vários recursos.‌‌

Um dos mais uteis é de facto a digitalização de documentos diretamente na app e sem ser muito difícil. Pode ser uma foto, um contrato, uma fatura e transformá-lo direto em PDF, somente usando a app Notas.

  1. Abre a app Notas;
  2. Adiciona uma nova nota;
  3. Agora toca no símbolo de câmara;
  4. Escolhe a opção Digitalizar documentos.

Agora coloca a foto ou o documento que queres digitalizar numa superfície que facilite o contraste do que será digitalizado. (No exemplo usei a minha cama, mas poderás usar a tua mesa de jantar, o assento do sofá ou até o teu MacBook).‌‌

‌‌Podes esperar o teu dispositivo fazer o trabalho sozinho, em 90% das vezes ele reconhece o que está para ser digitalizado e já salva no lado inferior esquerdo, podes fazer isto mais de uma vez. Outra opção que tens é fazer manualmente caso não seja reconhecido ou demore para enquadrar o que desejas, neste caso basta tocares no círculo branco como se estivesses a tirar uma foto e ajustar os cantos através das bolinhas em cada extremidade do item. Logo após teres certeza que ele está bem cortado, basta tocares em “manter scan” e em “salvar”

‌‌Se quiseres alterar o nome do ficheiro antes de partilhar, pressiona no mesmo para abrir o menu de partilha e toca em Alterar o nome, digita o nome que desejas e toca em guardar. Para partilhares em qualquer app ou serviço, basta pressionares novamente e escolher a opção de partilha pretendida.

Quantas fotos tens de quando eras um bebé? Quantas notas de restaurante e gasolina tens para fazer um scan?! Conta-nos tudo nos comentários.