Aprende a digitalizar documentos e fotos com o teu iPhone e iPad

Aprende a digitalizar documentos e fotos com o teu iPhone e iPad

Já precisaste de digitalizar um documento e não tinhas um scanner à mão? Sabe como o teu iPhone pode digitalizar documentos ou fotos através da app Notas.

Eliade Ferreira, João Valente
∙ 3 minutos de leitura

Já pensaste em pegar naquelas fotos que estão no álbum de família e pôr no iCloud Drive ou no Google Fotos? Ou então pegar naquelas faturas de compra importantes que já estão a começar a apagar-se com o tempo e pôr tudo na nuvem? Vou dar-te uma solução para isso neste artigo.

Muita gente costuma usar apps de notas como Bear, Evernote, OneNote, entre outros, e infelizmente não sabem como a aplicação Notas nativa dos sistemas da Apple se tornou tão poderosa nas últimas atualizações e com vários recursos úteis.‌‌

Um desses recursos é a digitalização de documentos diretamente na aplicação.

Como digitalizar documentos e fotografias na app Notas

A app Notas consegue digitalizar fotografias, contratos, faturas, ou quaisquer documentos que queiras guardar ou enviar para alguém. Assim que a digitalização é terminada, a aplicação cria um ficheiro PDF que pode depois ser partilhado ou guardado conforme a necessidade.

Para digitalizares um documento ou fotografias basta seguires estes passos:

  1. Abre a app Notas;
  2. Adiciona uma nova nota;
  3. Agora toca no símbolo de câmara;
  4. Escolhe a opção "Digitalizar documentos".
Iniciar a digitalização de um documento no iPhone ou iPad
Iniciar a digitalização de um documento no iPhone ou iPad

De seguida, coloca a foto ou o documento que queres digitalizar numa superfície que facilite o contraste do que será digitalizado. Neste caso em específico utilizei o o chão do quarto, uma vez que a secretária é branca e não faria um bom contrataste.

Digitalizar um documento na aplicação Notas no iPhone ou iPad
Digitalizar um documento na aplicação Notas no iPhone ou iPad

Imediatamente depois tirares a fotografia, a aplicação fará o trabalho todo por ti de recortar o documento ou foto na perfeição. No entanto, este processo pode não correr 100% de todas as vezes, pois vai depender das condições em que tiras a fotografia. ‌‌Para editares o recorte basta pressiores individualmente cada um dos circulos no canto da fotografia e ajustares para que fique perfeito.

Assim que estiveres satisfeito, podes continuar a digitalizar mais páginas do teu documento e, assim que estiver o tudo digitalizado, basta pressionar "Guardar", no canto inferior direito.

Partilhar, imprimir ou guardar o ficheiro PDF

Agora que já tens o teu ficheiro PDF com a digitalização que acabaste de fazer, podes facilmente partilhar o documento com algum dos teus contactos ou até guardá-lo numa pasta de ficheiros.

Alterar o nome de um documento digitalizado na app Notas no iPhone ou iPad
Alterar o nome de um documento digitalizado na app Notas no iPhone ou iPad

‌‌Se quiseres alterar o nome do ficheiro antes de o partilhar, apenas tens de:

  1. Pressionar no ficheiro para abrir o menu de partilha;
  2. Tocar em "Alterar o nome";
  3. Escrever o nome que desejas e, por fim, tocar em "Guardar".

Com o nome já editado, podes partilhar o ficheiro PDF através de qualquer aplicação de mensagens, e-mail ou serviço. Para isso, basta pressionares novamente no documento, clicares em "Partilhar" e escolher a opção de partilha pretendida.

Podes também optar por "Guardar em Ficheiros" ou até mesmo imprimir diretamente no caso de teres uma impressora com ligação à rede.


Eis outro conteúdo que vais adorar:

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.