Aprende a trocar o browser padrão no iPhone e iPad

Adeus, Safari!

Uma das possibilidades recentemente adicionadas ao iOS e iPadOS é a de definir como padrão aplicações de terceiros para browser e email, algo que a Apple não estava a querer permitir os utilizadores personalizarem nos seus sistemas operativos móveis.

A partir do iOS/iPadOS 14 isso mudou, passou a haver essa liberdade de personalização no sistema. Browsers como o Google Chrome, Firefox, Opera ou Microsoft Edge, passaram a poder ser definidos como padrão do sistema.

Como trocar o browser/navegador padrão no iPhone ou iPad

Para selecionares um navegador predefinido no iOS é simples, como mostra a imagem abaixo, basta acederes à app das Definições, escolher o navegador da tua preferência na lista de aplicações, após isso premir em Navegador predefinido e seleciona o pretendido.

Após o processo, qualquer link a ser aberto, independentemente da aplicação (com exceção das apps que possuem browsers internos, como o Facebook Messenger) acederá ao novo navegador predefinido pelo utilizador.

Caso te tenhas arrependido e desejes retornar com o Safari como browser predefinido, basta acederes às Definições > Safari > Navegador predefinido e selecionar o Safari.