Aprende a utilizar o Walkie-Talkie no Apple Watch

Aprende a utilizar o Walkie-Talkie no Apple Watch

O Walkie-Talkie do Apple Watch permite-te facilmente entrar em contacto com os teus amigos, e é tão divertido de se usar.

Ricardo Crespo
∙ 3 minutos de leitura

O Apple Watch é o smartwatch mais vendido no mundo e, apesar da sua moderna tecnologia de ponta, ele mantém um recurso de comunicação da velha guarda - o Walkie-Talkie.

A aplicação Walkie-Talkie permite que dois utilizadores de Apple Watch comuniquem facilmente, à distancia de um simples toque no ecrã - quer estejas a fazer compras ou a tentar encontrar alguém numa multidão, o teu relógio ajuda-te.

Esta aplicação é uma forma simples e divertida de entrares em contacto com os teus amigos com um Apple Watch compatível. Tal como se estivesses a utilizar um walkie-talkie, basta premir num botão para falar e soltá-lo quando estiver pronto a ouvir a resposta. O Walkie-Talkie requer que ambos os participantes tenham conectividade, através de uma ligação Bluetooth ao iPhone, Wi-Fi ou rede móvel.

Este método de comunicação não será útil para teres uma conversa longa, mas é ótimo quando precisas de encontrar alguém numa multidão ou enviar uma mensagem rápida.

Para utilizares a aplicação Walkie-Talkie, tu e teus amigos precisam de um Apple Watch Series 1 ou posterior com watchOS 5.3 ou posterior. Isto significa que o Apple Watch original fica excluído deste recurso.

É também necessário configurar o FaceTime no iPhone conectado ao relógio para permitir que façam e recebam chamadas. Adicionalmente, o Walkie-Talkie também está disponivél em qualquer Apple Watch, como membros da família de quem não tem um iPhone.

Para aprenderes mais sobre esta e outras funcionalidade, acede ao tutorial da Apple de como configurar um Apple Watch para um membro da família.

Se o teu iPhone não estiver contigo, este recurso também está disponível para uso via Wi-Fi ou rede móvel.

Para terminar, os dois utilizadores do Walkie-Talkie precisam de estar num país onde haja suporte para Walkie-Talkie. Verifica no website da Apple a lista de paises com esta funcionalidade disponível.


Como utilizar a aplicação Walkie-Talkie

Para começar, abre a aplicação Walkie-Talkie no teu Apple Watch. De seguida, precisarás de adicionar amigos diretamente da tua lista de contactos. Seleciona um contacto e um convite será enviado para essa pessoa.

O teu amigo precisará de aprovar o teu convite. Até que isso aconteça o cartão desse contacto aparecerá em cor cinza e tornar-se-á amarelo assim que for aceite.

Quando estiveres pronto para inciar uma conversa, abre a aplicação Walkie-Talkie no teu relógio e seleciona o amigo com quem desejas falar. De seguida, toca e pressiona o botão Falar no ecrã e dita a tua mensagem.

Quando soltares o botão, o teu amigo ouvirá a mensagem no seu próprio relógio.

A outra pessoa pode responder, pressionando o mesmo botão no ecrã do relógio. Podes utilizar a Digital Crown para alterar o volume da mensagem durante a reprodução.

Por falar em Digital Crown, sabemos que por vezes esta pode apresentar problemas ao final de algum tempo de uso. Se reparaste que a Digital Crown do teu Apple Watch não está a funcionar como deveria, sabe que podes recorrer à Ponto Sagres, um Centro de Assistência Autorizado da Apple. E, ainda, usufruir do serviço iOS Repair que o teu dispositivo seja reparado sem teres de te deslocar à loja, com levantamento e entrega efetuados na tua morada.

Uma vez que pode haver alturas em que não queres estar disponível no Walkie-Talkie, podes desativar este recurso facilmente. A maneira mais fácil de fazer isso é abrir a Central de Controlo, para tal basta deslizar a tela do ecrã principal para cima e, em seguida, tocar no ícone Walkie Talkie para desativá-lo.

Podes tocar no ícone novamente para ativar a funcionalidade novamente.

Se quiseres remover uma pessoa como amigo no Walkie-Talkie, basta ires à aplicação, e deslizares para a esquerda no cartão do contacto, e selecionar o botão 'X' para excluí-la.

Podes também fazer isso na aplicação Watch no iPhone. Nas aplicações instaladas, seleciona Walkie-Talkie, escolhe 'Editar' e usa o botão de menos (-) para remover um contacto.


Como podes ver, a aplicação Walkie-Talkie é uma ótima maneira de manter contacto fácil e rápido com outros utilizadores de Apple Watch.

No entanto, este pode ajudar-te a fazer muito mais do que apenas manter contacto com amigos e familiares. Tira o máximo de proveito de um Apple Watch respondendo a notifcações, monitorizando a tua forma física diária e até os teus hábitos de sono.

Espero que este artigo te tenha ajudado a compreender melhor como funciona o Walkie-Talkie. E tu, utilizas esta aplicação no Apple Watch frequentemente? Conta-nos tudo na secção dos comentários.