• Home
  • Dicas
  • Aprende como tirar as melhores fotografias de fogo de artifício com o teu iPhone
Aprende como tirar as melhores fotografias de fogo de artifício com o teu iPhone
Miguel Valente

Aprende como tirar as melhores fotografias de fogo de artifício com o teu iPhone

PUB

Há muita coisa que a câmara do iPhone pode fazer por nós, mas há certas situações em que um clique não é suficiente para ficarmos com uma boa fotografia para recordar.

No caso do fogo de artifício, estas dicas vão fazer a diferença.

Usa um tripé

How to make nice timelapse with iphone and gorillapod

Tirar fotografias em situações com pouca luz exige um maior tempo de exposição, o que significa que até a tua própria respiração pode desfocar a imagem. A solução: usar um tripé com suporte para o teu iPhone.

Ativar o temporizador também pode fazer a diferença, pois o toque no ecrã pode abanar o tripé e prejudicar a fotografia. Com o temporizador, a fotografia só é tirada quando o tripé estiver imóvel, assegurando melhor qualidade.

Desliga o flash

A luz do flash liga-se automaticamente quando a luminosidade é reduzida, mas ilumina apenas o espaço próximo da câmara, portanto não te vai ajudar a captares melhor o fogo de artifício. Além disso, o flash atrasa as fotografias uns segundos, fazendo-te perder o momento que querias captar.

Experimenta estes modos da tua câmara

Se o teu iPhone é recente, fotografar à noite é muito mais fácil com o Night Mode ativado, já que este deteta automaticamente a falta de luz e aumenta a exposição.

O modo Panorama também pode ser uma boa escolha, principalmente se houver vários fogos de artifício em zonas próximas do local em que te encontras. Seleciona este modo e, com a ajuda do tripé, vai rodado o teu iPhone devagarinho até teres o resultado pretendido.

Por outro lado, o vídeo também é uma boa opção, visto que te permite captar vários momentos e diminuir a pressão da fotografia perfeita. Assim, podes deixar o teu iPhone a gravar e aproveitar o espetáculo.

Escolhe bem o sítio de onde vais fotografar

Decidir bem o local de onde vais ver o espetáculo é fundamental. Se estiveres demasiado perto, podes não conseguir apanhar tudo o que querias, mas, se estiveres demasiado longe, o zoom pode levar a uma menor qualidade no resultado final.

Analisa bem o espaço envolvente, pois pode haver elementos no espaço circundante que enriquecem a tua fotografia, como reflexos, natureza ou até edifícios.

Cria uma longa exposição através das Live Photos

Se a tua fotografia não ficou exatamente como querias, podes melhorar as cores ou mesmo transformá-la num GIF. Basta teres a funcionalidade Live ativada e escolher a opção que queres depois de tirares a fotografia.

Apesar de todas estas dicas, a melhor forma de teres mais oportunidades de ficar com uma boa fotografia é tirares muitas fotografias. Junta a qualidade à quantidade e decerto terás pelo menos uma para te orgulhares!

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Dicas